não mexer

header ads

Banco do Nordeste nomeia Paulo Câmara como novo presidente.

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) informa que o Conselho de Administração nomeia Paulo Henrique Saraiva Câmara como presidente da instituição nesta quarta-feira, 29 de março.


A informação foi divulgada ao mercado em fato relevante. Portanto, o nome indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou mesmo como o do ex-governador de Pernambuco para presidir o banco.

Ele assume no lugar do também pernambucano José Gomes da Costa, que havia sido efetivado no cargo no dia 2 de agosto de 2022, após ficar desde o dia 17 de janeiro, ou seja, quase sete meses como interino. 

Já o nome de Paulo Câmara passava por um possível empecilho da Lei das Estatais. Porém, no dia 16 de março, Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu liminarmente trechos do texto, que restringiam a indicação de políticos para cargos de Diretoria em empresas públicas. 

Isso porque a posse do ex-governador pernambucano dependia de o Senado aprovar as mudanças feitas pela Câmara no fim do ano passada na Lei das Estatais. O texto aprovado pela Câmara reduzia para apenas 30 dias o tempo exigido de quarentena para o político assumir o cargo em estatal, em vez de três anos.

Encontro de Lula com do ex-governador de Pernambuco já havia sido realizado no dia 7 de fevereiro deste ano, convidando-o para o cargo no BNB. 

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também havia participado da reunião, que já terminara com o aceite de Câmara para assumir comando do banco.

O ex-governador perdeu a disputa à reeleição em Pernambuco, ainda no primeiro turno, fato que gerou o fim do período de 12 anos do PSB no controle do Estado.

Quem é Paulo Câmara

Paulo Henrique Saraiva Câmara é graduado em Ciências Econômicas, possui pós-graduação em contabilidade e controladoria governamental e mestrado em Gestão Pública para o desenvolvimento do Nordeste, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, tendo exercido, ainda, carreira administrativa, no Banco do Brasil, no período de 1993 a 1994.

Foi secretário de Administração de Pernambuco (2007 a 2010), secretário de Turismo de Pernambuco no exercício de 2010, secretário da Fazenda de Pernambuco, de 2011 a 2014, e governador daquele estado de 2015 a 2022.

Nova Diretoria Executiva do Banco do Nordeste

Além da nomeação de Paulo Câmara como presidente, o Banco do Nordeste também divulga composição d a nova Diretoria. Veja lista:

·         Paulo Henrique Saraiva Câmara – Presidente

·         Anderson Aorivan da Cunha Possa – Diretor de Negócios

·         Bruno Ricardo Pena de Sousa – Diretor de Planejamento

·         Haroldo Maia Júnior – Diretor de Administração

·         Lourival Nery dos Santos – Diretor de Controle e Risco

·         Luiz Abel Amorim de Andrade – Diretor Financeiro e de Crédito

·         Thiago Alves Nogueira – Diretor de Ativos de Terceiros.


O Povo 

Postar um comentário

0 Comentários