não mexer

header ads

Hospital de Messejana alcança a marca de 500 transplantes cardíacos e é o 2º maior transplantador do Brasil.

O Hospital de Messejana, fundado em 1933, é uma unidade voltada para assistência de alta complexidade, ensino, pesquisa e inovação, sendo especializado no diagnóstico e no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. O HM integra a rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), acolhendo pacientes dos 184 municípios cearenses e de outras regiões do Brasil, tanto na Emergência quanto nos 25 ambulatórios do Serviço de Pacientes Externos.

O HM consolida-se como unidade de referência ao alcançar nesta semana a marca de 500 transplantes cardíacos, ficando atrás apenas do Instituto do Coração, localizado em São Paulo, com mais de mil transplantes. Antes disso, em junho de 2011, o Hospital de Messejana foi a primeira unidade do Norte e Nordeste a realizar transplante pulmonar.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destaca a importância da marca histórica. ” A unidade é referência em atendimento de cardiologia e pneumologia. É pioneira em transplantes cardíacos pediátricos e pulmonares, sendo o segundo maior hospital transplantador do País. Parabéns a toda equipe de profissionais do Hospital de Messejana que faz história e salva vidas todos os dias”, reforça.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, com 33 profissionais, entre cirurgiões, cardiologistas, anestesistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. Profissionais que se dedicam diuturnamente na reabilitação dos pacientes.

Para além da marca na história da saúde pública no Ceará, cada transplante realizado no HM guarda em si histórias e sonhos de pessoas como Ester, que foi diagnosticada aos dez anos de idade com miocardiopatia hipertrófica, a mais comum doença cardíaca de origem genética.

Apesar do diagnóstico, Ester sempre tentou dar à própria vida um ritmo normal. Formou-se em Pedagogia, casou e teve dois filhos. “Os meus filhos nunca me viram saudável. Eu não podia acompanhá-los nos jogos de futebol nem passear com eles na rua, porque eu me cansava. Era uma rotina de uma pessoa doente que eles cresceram vendo. Agora não, por graça de Deus e com esse coração, a gente vai fazer um planejamento diferente, que é meu maior sonho”, projeta.

Referência

Hoje, o Hospital de Messejana tem capacidade instalada de 463 leitos, sendo 70 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 2022, o Hospital realizou 2.675 procedimentos cirúrgicos. Outro destaque é a Hemodinâmica, que realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área cardiovascular, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Na Hemodinâmica são realizadas cerca de 750 intervenções médicas por mês.

Postar um comentário

0 Comentários