não mexer

header ads

Governo do Ceará debaterá com municípios e sociedade civil sobre gestão do Parque Nacional de Jericoacoara.

O governador Elmano de Freitas comentou, nesta segunda-feira (27), a suspensão do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada. A interrupção foi anunciada neste fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador no mês passado.

Em janeiro, o Estado havia enviado ofício ao Governo Federal solicitando a suspensão .


“Recebemos com muita alegria a decisão do BNDES e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porque como estava traz muitos riscos”, avaliou o governador Elmano, ressaltando que em todas as vezes que os ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela foram consultados sobre a concessão, sempre deixaram claro que não concordavam, por se tratar de patrimônio cearense. “Mas, mesmo assim, no dia 29 de dezembro o Governo Bolsonaro decidiu fazer a licitação”, lamentou.

De acordo com o governador, a suspensão do edital permite que o Estado possa, com a tranquilidade e responsabilidade necessárias, dialogar com a União e todos os envolvidos. O Governo do Ceará propõe a gestão compartilhada do Parque Nacional. “Queremos fazer mais investimento. Nós temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, observou Elmano.

O investimento, na avaliação do chefe do Executivo cearense, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara. “Determinamos que as secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizem imediatamente audiências públicas”, aponta. “Vamos dialogar com os prefeitos dos três municípios afetados pelo parque e sentar com a população para ouvir sugestões de que maneira podemos manter o parque e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo”, completou.

Da área total do Parque Nacional de Jericoacoara, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou ações e investimentos nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região.

Postar um comentário

0 Comentários