não mexer

header ads

Fósseis extraídos ilegalmente no Cariri são vendidos por até 1.980 dólares nos EUA.

Centenas de fósseis retirados ilegalmente da Chapada do Araripe, no Cariri, estão à venda em uma loja virtual dos Estados Unidos. As peças, em sua maioria, são de insetos e pequenas plantas fossilizadas, que são comercializadas por até 1.980 dólares.


O site informa o endereço de uma loja física situada em Branson, a no estado de Missouri (Foto: Reprodução)

O caso veio à tona após uma denúncia do paleontólogo e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros, que acionou o Ministério Público Federal (MPF). Segundo ele, a quantidade elevada de peças à venda evidencia um fluxo contínuo de extração do patrimônio paleontológico.

“Quando entrei no site e vi a grande quantidade de fósseis brasileiros [mais de 200], tive um golpe emocional. Às vezes, vemos em alguns sites fósseis à venda isoladamente. Desta vez, o que chocou foi a quantidade elevada, o que mostra que há um fluxo contínuo de extração do patrimônio paleontológico. Não se trata de uma coleção antiga, são fósseis que foram recém-escavados. Quando ele está há muito tempo guardado tem outro estado”, afirmou o pesquisador.

Além de fósseis, o site comercializa meteoritos, artefatos, itens colecionáveis e cristais. Na página, consta a informação de que se tratam de fósseis com certificado de autenticidade. Na plataforma de vendas é informado ainda o endereço de uma loja física situada em Branson, cidade localizada no estado de Missouri.

De acordo com coordenador do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Cariri (Urca), Álamo Feitosa, os fósseis extraídos na Chapada do Araripe são escondidos dentro de esculturas ou em carregamentos de drusas de ametista até chegar ao exterior.

“Outra maneira é com a conivência de fiscais do antigo DNPM [Departamento Nacional de Proteção Mineral], que não fizeram de maneira correta o trâmite legal para o empréstimo ou estudo em conjunto desse material fóssil”, apontou o coordenador em entrevista à afilhada da TV Globo no Cariri.

Os fósseis são considerados patrimônio nacional. Desde a década de 1940, Conforme a legislação brasileira estabelece que tudo o que está no subsolo pertence ao patrimônio da União e, portanto, não pode ser vendido.

Fonte:( Miséria) 

Postar um comentário

0 Comentários