não mexer

header ads

Entrega de leitos de UTI Neonatal e serviço de tomografia em Crateús beneficia 11 municípios da região.

Mais investimento na rede de saúde para o povo cearense. Desta vez, para reforçar os cuidados com a população de 11 municípios, somando mais de 300 mil habitantes. Eles são diretamente beneficiados pela entrega, na noite desta segunda-feira (6), dos novos serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e de Tomografia do Hospital São Lucas, adquirido pelo Estado em 2021 e gerido pela Sociedade Beneficente São Camilo. Na ocasião, com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades, também foi entregue a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINco). 

“Com muito orgulho e muita honra estamos em Crateús, para essa inauguração tão importante para as famílias da região. Aqui estão sendo inauguradas dez UTIs Neonatais, no Hospital São Lucas”, pontuou o governador Elmano de Freitas. “Imaginar que uma mãe que, tendo uma gravidez de alto risco, tinha que ir para Fortaleza ou Sobral e agora pode ser atendida aqui. É uma conquista histórica para região”, completou. 

A unidade hospitalar é estrutura de atenção terciária aos mais de 300 mil moradores dos 11 municípios da Área Descentralizada de Saúde (Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril). Com dez leitos de UTI Neonatal e mais quatro novos leitos na UCINco, completando outros dez, serão beneficiadas as gestantes de alto risco e os bebês prematuros da região. 

Além disso, o centro de imagem do Hospital ganha reforço importante com as tomografias sendo realizadas no local. 

“Esta é uma unidade de alta complexidade, bebês em estado crítico vão poder ser atendidos. As mães com gravidez de alto risco vão ter seus bebês aqui e terão todo o acompanhamento necessário. Assim, vamos poder melhorar os parâmetros de mortalidade materna e infantil”, explicou a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho. “Além disso, também estão sendo entregues mais leitos de atenção intermediária e um tomógrafo, que serve também para diagnósticos de doenças. Então ganha a população de Crateús e de toda a região”, concluiu. 

O diretor do Hospital São Lucas, Marcos Granemann, também reconheceu a importância da ação para a região, ressaltando que os novos serviços “darão o devido suporte” a problemas de maior complexidade. “É um grande avanço poder manter pacientes com esse perfil aqui na região, sem precisar de transferências para Sobral ou Fortaleza, ajudando a desafogar as demandas nessas cidades”, comemorou. 

Investimento 

O Governo do Ceará investe, mensalmente, aproximadamente R$ 1,4 milhão na unidade de Crateús, através da Política de Incentivo Hospitalar (PIH), para custeio das UTIs adulto e clínicas de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, obstetrícia e neonatologia. Com a inauguração dos novos serviços, o investimento mensal salta para mais de R$ 1,8 milhão. 

Durante entrega da UTI Neonatal, o chefe do Executivo cearense relembrou o momento da crise sanitária de covid-19, que provocou a aquisição do hospital pelo poder público, e exaltou o trabalho dos profissionais de saúde que enfrentaram o período na linha de frente. “Sempre muito obrigado a todos os profissionais de saúde, que salvaram tantas vidas na pandemia e continuam a salvar no seu dia a dia profissional”, ressaltou Elmano. 

A unidade realizou, em 2022, 38.535 atendimentos de pronto socorro, 9.066 internações, 6.100 cirurgias e 154.325 exames de diagnóstico.

Postar um comentário

0 Comentários