não mexer

header ads

Crato : Bebê de dois meses morre no Hospítal São Francisco, e Secretaria da Saúde apura caso.

A Secretaria Municipal da Saúde investiga a morte de uma bebê de dois meses de idade no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, na cidade do Crato, no interior do Ceará, na madrugada desta quarta-feira (8). Nayra Jacielly Ferreira da Silva estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade desde o último sábado (4).

Nayra Jacielly Ferreira da Silva, de 2 

Avó da criança disse que ela começou a apresentar problemas de saúde no dia 25 de janeiro. — Foto: Arquivo pessoal

"Logo após tomar conhecimento do caso, a equipe da Saúde municipal realizou o acolhimento da família e iniciou o processo de investigação do caso, junto à Atenção Básica e à Unidade Hospitalar em que a criança se encontrava. Assim, informamos à comunidade que, no momento, o caso encontra-se sob investigação do Comitê de Mortalidade Materno-infantil e Fetal da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará", disse a Prefeitura do Crato, em nota.


De acordo com o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, deu entrada a unidade com infecção de pele (provável estafiloccocia) e recebeu "todos os tratamentos necessários na tentativa de controlar o quadro, que evoluiu para septicemia, levando à disfunção de múltiplos órgãos".


Conforme Maria Nayara, avó da criança, a menina começou a apresentar problemas de saúde no dia 25 de janeiro, após tomar quatro vacinas no Posto de Saúde da Cohab, no Bairro Seminário.


"Hora depois de tomar as vacinas ela começou a ficar com febre e a coxa vermelha. A gente ficou dando remédio para febre, mas não passava. Dia 28 levamos para o hospital, mas só passaram remédio de febre. Como ela não tinha melhora dia 29 retornamos ao hospital e ela recebeu remédio para febre, antialérgico e Bezentacil", relatou Maria Nayra.


Ainda segundo a avó, a família recebeu a orientação de voltar a unidade em cinco dias, caso a menina não apresentasse melhora.


"Com o tempo ela começou a ficar com bolhas no corpo. Quando retornei ao hospital passaram um hemograma, disseram que ela estava com infecção generalizada e ela já ficou internada. Fui informada que ela teria quer ser transferida para Fortaleza, para fazer hemodiálise nos rins, porque tinham parado, mas ela morreu antes de fazer a transferência", disse a avó da criança.


Nayra Jacielly era filha única e a primeira neta de Nayara. A mulher cobra resposta sobre o que causou a morte da menina.


"Quero uma resposta do que aconteceu, porque a menina era saudável, não tinha problema nenhum. A gente quer saber se foram as vacinas, os medicamentos que ela recebeu quando buscamos atendimento ou se ela tinha alguma doença que não nos informaram", falou Nayra.


G1 CE 

Postar um comentário

0 Comentários