não mexer

header ads

Ação alerta passageiros sobre assédio sexual no carnaval, em terminal de ônibus de Fortaleza.

A prefeitura de Fortaleza realiza nesta quinta-feira (16) uma ação educativa sobre assédio e importunação sexual no carnaval no terminal de ônibus do Antônio Bezerra, a partir das 9h. A campanha “Não é Não! Assédio não é Legal” orienta mulheres a buscar a rede de proteção para denúncias.

Mais de dez mil leques impressos e adesivos serão entregues aos usuários que passarem pelo terminal com informações dos equipamentos e canais virtuais onde a vítima ou a testemunha pode m denunciar assédio, importunação ou violência sexual.

A equipe da Nina também estará no local para realizar o cadastro de novas usuárias na ferramenta e aplicar uma pesquisa para mapear o interesse de mulheres em assuntos de gênero e mobilidade.

A Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Cristhina Brasil, vai explicar como identificar situações de assédio ou importunação sexual no Carnaval.

“São muitos os argumentos descritos como ‘falta de noção’, tais como, foi só um beijinho roubado, um apertinho ou um abraço forçado, entre outras ‘forçadas de barra’ no meio da multidão. Ou, pior ainda, tocar nas partes íntimas ou nas coxas, quase sempre apoiado na explicação ‘foi por excesso de bebida alcoólica’. Para nós, mulheres de Fortaleza, “Não é Não! Assédio não é Legal”, disse a coordenadora.

Em 2022, o Observatório da Mulher de Fortaleza, plataforma que agrega dados de atendimentos a mulheres vítimas de violência em Fortaleza, registrou 234 casos de violência sexual no ano de 2022.

Já no transporte público, a ferramenta Nina recebeu de setembro de 2022 a janeiro de 2023, pelo Whatsapp (85) 93300-7001, 184 denúncias de vítimas e testemunhas de assédio dentro dos ônibus e paradas de ônibus.



Onde denunciar

·                  Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRM)

- Atendimento: segunda a sexta-feira

- Horário: 8h às 20h

- Endereço: Rua Teles de Sousa com Rua Tabuleiro do Norte, s/n (próximo ao Incra)

- Telefones: (85) 3108.2965 / 3108.2968

- WhatsApp: (85) 98970-2094



·                  Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR)

- Endereço: Teles de Sousa, s/n – Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira)

- Fone: (85) 3108-2950 / 3108-2952



·                  Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180

Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia funciona 24 horas. Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento



·                  Nina 2.0 – Denúncias de assédio no transporte público

A vítima ou testemunha de assédio sexual, seja no interior dos ônibus, nos terminais ou pontos de parada, pode acionar a ferramenta de denúncias de assédio sexual pelo aplicativo “Meu Ônibus”e WhatsApp (85) 93300-7001.

 

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários