não mexer

header ads

Rede estadual retoma aulas em 750 escolas com mais de 404 mil matriculados.

Com mais de 404 mil alunos matriculados, as escolas da rede estadual de ensino do Ceará retomaram as aulas nesta segunda-feira, 30, após o período de férias. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), o ano letivo foi iniciado em todas as 750 unidades de ensino espalhadas pelo Estado.

Divulgação

O governador Elmano de Freitas (PT) acompanhou a volta às aulas em Itatira, a 213 quilômetros de Fortaleza, onde inaugurou a escola de ensino médio Nazaré Guerra, no distrito de Lagoa do Mato. Na ocasião, ele apontou a expansão do modelo de educação integral e a valorização dos professores como eixos norteadores da política educacional do novo governo.

"Nós precisamos de toda a nossa rede em tempo integral, continuar valorizando os professores, continuar a formação continuada dos nossos professores. Nós queremos o melhor do que possa ter na escola pública", frisou o governador.

A unidade inaugurada por Elmano funciona no modelo regular, com aulas em turno único. O equipamento dispõe de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia, Matemática e quadra poliesportiva. O prédio recebeu investimentos na ordem de R$ 6 milhões, com recursos oriundos dos governos estadual e federal.

A volta dos estudantes às salas de aula foi marcada por atividades recreativas e dinâmicas de acolhimento. No colégio de ensino médio César Cals, no bairro Farias Brito, em Fortaleza, o retorno será gradual. A diretora da escola, Ana Cristina da Costa, explica que, devido ao grande número de alunos, as séries foram divididas por dia.

No primeiro dia, o retorno foi apenas para os alunos do 1º ano. “Eles chegaram, a gente colocou aqui no pátio, apresentou o núcleo gestor, os professores deles, depois que foram para as salas”, conta Cristina. Os novatos foram recepcionados por alunos veteranos que cursarão o 2º ano em 2023.

A discussão sobre as novas regras do ensino médio dominou as conversas entre os alunos no primeiro dia do novo ano letivo. “Estou achando bem interessante, principalmente porque vão focar mais no nosso futuro, vai ter um aprofundamento”, disse o estudante Fernando Mendes, 14. “Eu fiquei um pouco confusa, mas no decorrer do tempo eu vou me acostumando, vou procurando saber mais”, comentou Andressa Medeiros, 14, sobre o novo modelo.

As alterações na estrutura do ensino médio começaram ainda em 2022 e prosseguem de forma gradual até 2024. A partir deste ano, os alunos deixam de ter carga horária de 800 horas/aulas por ano e passam a ter mil horas/aulas. Além disso, eles poderão escolher duas ou mais áreas para aprofundar seus conhecimentos. As opções são feitas durante a matrícula, conforme prevê as novas regras.

Amanda Vitória Feitosa, 16, foi uma das alunas do 2º ano que participaram da recepção dos novatos. Ela também se prepara para uma nova etapa na vida estudantil diante das mudanças no modelo do ensino médio. “Eu quero o bloco um, que é linguagens e ciências humanas, porque quero fazer Direito”, conta.

Os estudantes podem optar entre 28 trilhas de aprendizagens disponíveis. Cada uma delas está vinculada aos cinco grandes campos do conhecimento: Ciências Humanas Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Formação Técnica e Profissional, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias.

Em Altaneira o diretor da EEEMTI Santa Tereza, professor Paulo Robson, compartilhou imagens da recepção dos estudantes do tempo integral e do EJA, desejando boas vindas a todos e todas.

Por sua vez a Secretaria Municipal de Educação ainda não informou a data do início do ano letivo na rede oficial de ensino do Município de Altaneira

Com informações portal O Povo Online


Postar um comentário

0 Comentários