não mexer

header ads

Últimos dias para municípios participarem da seleção que vai capacitar 10 destinos turísticos inteligentes.

O Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão com inscrições abertas para o edital que vai selecionar 10 destinos turísticos brasileiros que receberão assessoramento na elaboração de instrumentos de planejamento e na implementação de ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes. A parceria vai atuar com dois destinos turísticos de cada região brasileira e de variados portes: pequeno (população estimada em até 50 mil habitantes), médio (até 100 mil habitantes) e grande (acima de 100 mil habitantes).

Parque Ecológico Rio Formoso, que fica em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Crédito: divulgação.

A ação conjunta entre Sebrae e BID se dará no desenvolvimento de um novo modelo de gestão turística para essas localidades. O foco estará na gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência, o que deve contribuir para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes. 

A metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi desenvolvida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha e adaptada pelo Sebrae para a realidade brasileira, em 2016 nas suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento do turismo. O Sebrae classifica como Destinos Turísticos Inteligentes aqueles territórios sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis, segundo eixos definidos: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, sendo esse último em sua perspectiva econômica, ambiental e social. 

Mapa do Turismo Brasileiro 

Podem participar do processo todos os destinos turísticos contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022. Serão aceitas apenas candidaturas de municípios individualmente. 

Os municípios interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 18 de novembro, por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos para a primeira etapa do processo de seleção. Os selecionados para a segunda etapa, por sua vez, deverão enviar outros documentos descritos no edital, bem como responder a perguntas relacionadas ao objeto da seleção.

 

Detalhes da seleção

 

O processo de seleção dos destinos turísticos vai acontecer em duas etapas. A primeira será eliminatória e tem o objetivo de selecionar até três destinos turísticos por estado e por porte, com uma meta de 79 destinos pré-selecionados. As propostas recebidas serão avaliadas a partir de critérios de elegibilidade e qualitativos, descritos em edital. A previsão é que a lista dos pré-selecionados seja divulgada em dezembro deste ano.

 

Na segunda etapa, os selecionados deverão enviar documentação e informações adicionais para compor sua candidatura e passarão por uma nova avaliação, desta vez classificatória. O objetivo será a seleção de 10 destinos turísticos representando as cinco regiões brasileiras e de distintos portes. Nesta etapa, a avaliação vai considerar a análise da documentação submetida pelos destinos, bem como o diagnóstico da atividade turística e a estrutura para a execução do projeto por eles apresentadas. A previsão é que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de março de 2023.

Ascom Sebrae

Postar um comentário

0 Comentários