não mexer

header ads

'Povos tradicionais estão lavando suas almas', diz liderança indígena sobre tema da redação do Enem.

Líder indígena do povo Jenipapo-Kanindé, no Ceará, a cacique Irê disse em entrevista ao g1 que os povos indígenas tradicionais "estão lavando suas almas" com o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (13) em todo o Brasil. O Enem abordou como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

"Com certeza hoje os povos originários estão lavando suas almas porque sabem que estar em um tema de redação a nível nacional foi fruto de toda uma luta, de uma luta árdua, de todas as nossas lideranças que estão nas bases, que estão lutando pela continuidade da nossa luta pela continuidade da nossa existência", pontuou.

Para a Irê, o assunto foi "um tapa na cara do atual presidente da República" por, segundo ela, não entender da política nacional da cultura que vive os povos indígenas.

"Venho deixar a minha externa felicidade de como essa caminhada, mesmo sendo árdua, porque a luta dos povos tradicionais, a luta dos povos originários, não é uma luta fácil. Nós sabemos das grandes lutas que esses povos têm enfrentado, ao mesmo tempo em que esse tema é um tapa na cara do atual presidente da República por não entender da política nacional da cultura em que vive esses povos", disse a cacique.

Simulados, aulas virtuais e exercício para manter a calma: candidatos ao Enem no Ceará contam como se preparam

Ainda em crítica ao governo Bolsonaro, cacique Irê disse que o presidente da República não permitiu que os povos avançassem durante a sua gestão de governo a nível nacional.

"É um tapa na cara desse senhor que logo logo vai tá saindo por não ter, como ele mesmo prometeu, não ter demarcado um centímetro de terra para os povos originários deste país. Por ter negado a origem desses povos e por tá todos os dias cortando dos orçamentos que vem para esses povos tanto na saúde como na educação, negando o direito de existência desses povos", ressaltou.

Cacique Irê comemorou o tema com alegria e reafirmou a importância do tema ter sido abordado no Enem.

"Nós sabemos da importância que se tem discutir sobre os povos tradicionais, sobre os povos originais, que nós temos essa riqueza de cultura no nosso país e é preciso que esses temas sejam levados realmente para dentro das escolas. E aí veio um tema desse em uma redação de Enem", afirmou.

O tema proposto é o mesmo para quem faz o Enem Digital. A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame.

A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.

 

Por Isayane Sampaio, g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários