não mexer

header ads

Número de testes positivos para Covid-19 em farmácias do Ceará aumenta cinco vezes no fim de outubro.

O número de testes positivos para Covid-19 nas farmácias do Ceará aumentou cinco vezes na última semana de outubro em relação ao mesmo período de setembro. A positividade aumentou de 1,79% para 9,97% de um período para o outro, seguindo uma tendência nacional.

De acordo com o chefe da Associação Brasileira de Farmácias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, essa alteração consistente é um sinal de alerta. "A quantidade de testes é baixa, mas é um alerta porque se a gente está tendo esse aumento consistente nas últimas semanas, isso quer dizer que os casos tem aumentado", disse.

O surgimento de uma nova sub variante da Ômicron, a cepa BQ.1 que já foi registrada no Amazonas e no Rio de Janeiro trazem sintomas leves ao paciente, mas a forma da doença tem mutações que podem aumentar o número de casos nas próximas semanas, segundo a médica infectologista Lisandra Damasceno.

"Ela é bem mais transmissível do que a Ômicron original, que foi aquela cepa lá do início do ano. Então a gente pode voltar a ver pessoas que adoecem de uma forma mais grave, precisando de hospitalização, internamento em UTI principalmente nesse cenário de pessoas que não estão completamente vacinadas ou aquelas mais vulneráveis", diz.

A profissional reforça a importância de a população atualizar o seu cartão de vacina para completar o esquema vacinal e evitar sintomas mais graves em caso de infecção pela doença.

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários