não mexer

header ads

No dia em que completa 53 anos, estátua de Padre Cícero recebe visita de romeiros, em Juazeiro do Norte.

 Visitar Juazeiro do Norte e não ir até o Horto é algo raro para os romeiros que vão até o município fazer demonstrações de fé ao Padre Cícero. A estátua do santo popular completa 53 anos nesta terça (1º), véspera do dia de finados. Ela é a terceira maior estátua em concreto do mundo.

Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. — Foto: Claudiana Mourato/TV Verdes Mares

Durante todo o dia, milhares de romeiros enfrentaram fila para subir até lá para pagar promessas e agradecer. Essa maior movimentação acontece em razão da Romaria de Finados, que este ano acontece de forma totalmente presencial, depois da pandemia de Covid-19. Até esta quarta-feira de finados (2), são esperados cerca de 400 mil fiéis na cidade.

Além das homenagens ao monumento, os romeiros também comemoram. Desde 1971 esta data é reconhecida pelos católicos como dia do romeiro. Monsenhor Murilo de Sá Barreto foi o idealizador desta comemoração. Ele foi um dos primeiros membros do clero a acolher os devotos de Padre Cícero.

“Esse dia tem um significado enorme para Juazeiro do Norte. Os romeiros fazem da cidade um dos maiores destinos turísticos do país”, diz o secretário de turismo e romaria de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis de Lima. 

A estátua do Padre Cícero fica na Colina do Horto, um dos pontos mais altos do município, possui 27 metros e recebe visitantes desde a sua inauguração em 1º de novembro de 1969. A obra foi esculpida pelo pernambucano Armando Lacerda durante a gestão do prefeito Mauro Sampaio. 

“A gente se sente mais perto do nosso padrinho e que a benção dele está mais perto de nós”, afirma um romeiro de Alagoas. 

g1 ce 

Postar um comentário

0 Comentários