não mexer

header ads

Lula diz que Petrobras não será fatiada e nega privatizar BB.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quinta-feira (10) que a Petrobras não será fatiada, descartou privatizar Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e disse que BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltará a ser um banco de investimento.

Em discurdo para deputados no QG da transição, em Brasília, presidente eleito também afirmou que o BNDES voltará a ser um banco de investimento e que a Caixa também não será privatizada.

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Presidente eleito, em discurso para deputados aliados e integrantes da equipe de transição. | (Foto: Reprodução/YouTube)

Lula fez um discurso a parlamentares de partidos aliados no auditório do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição.

"Nosso compromisso é muito simples: é reconstruir esse país", afirmou. "A democracia está de volta, a civilidade está de volta. Esse povo vai ser ouvido, esse povo vai ter o direito de dar palpite naquilo que temos de fazer."

"Quero dizer para vocês que as empresas públicas brasileiras serão respeitadas. A Petrobras não vai ser fatiada. Quero dizer que o Banco do Brasil não vai ser privatizado, a Caixa Econômica [também não]", afirmou. "E o BNDES, o BRB [Banco Nacional de Brasília] e o Basa (Banco da Amazônia) voltarão a ser banco de investimento, banco de investimento inclusive para pequenos e médios empreendedores."

Ele lembrou ainda que o Simples Nacional foi criado durante seu governo, assim como o financiamento da securitização da dívida dos agricultores. "Então quando as pessoas falam 'ah, mas os ruralistas não estão com bronca?', eu conversar para saber qual é a bronca?", complementou.

O petista também criticou a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PL) e as mudanças na legislação trabalhista feitas na gestão do ex-presidente Michel Temer.

Além disso, afirmou que "algumas coisas encaradas como gastos nesse país vão passar a ser vistas como investimentos."

"Não é possível que se tenha cortado dinheiro da Farmácia Popular em nome que temos de cumprir a meta fiscal, cumprir a regra de ouro. Sabe qual é a regra de ouro nesse país? É garantir que nenhuma criança vá dormir sem tomar um copo de leite e acorde sem ter um pão com manteiga para comer todo dia."

O presidente eleito falou ainda sobre sua participação na COP 27, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. "Já vou ter no Egito mais conversas com lideranças mundiais em um único dia do que o Bolsonaro teve em quatro anos. Uma das coisas que vamos fazer é recolocar o Brasil no centro da geopolítica internacional", disse. "Vocês não têm noção da expectativa que o Brasil está gerando no mundo."

"A expectativa é tão grande que em um único dia eu recebi 26 telefonemas, coisa que o Bolsonaro talvez não tenha recebido nenhum", ironizu. "Eu não quero arrumar inimigos. Eu não quero guerra, quero paz. Eu não quero ódio, eu quero amor. Eu não quero armas, eu quero cultura e quero livro. Eu não quero cadeia, eu quero escola. É esse país que eu peço a vocês: me ajudem a construir."

Autor: DANIELLE BRANT, RENATO MACHADO, MARIANNA HOLANDA, IDIANA TOMAZELLI, RAQUEL LOPES E NATHALIA GARCIA/FOLHAPRESS

Postar um comentário

0 Comentários