não mexer

header ads

Ceará amplia vacinação contra a meningite C para profissionais da Saúde.

Já está disponível em todos os postos de saúde do Ceará a vacina contra a meningite C para trabalhadores da Saúde. A imunização segue até fevereiro de 2023. O objetivo é vacinar 100% dos profissionais da área, incluindo os que atuam nos setores administrativos.

A diretriz faz parte de um encaminhamento da Coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde via comunicado, que recomenda a imunização do público citado contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença. O documento contempla, ainda, crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade.

Em Juazeiro do Norte, o imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde, Centro de Dermatologia e Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME), para profissionais da rede pública e privada. Em Crato e Barbalha, a vacina está sendo disponibilizada nos postos de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, apenas 47% do público-alvo foram imunizados contra a doença. A baixa adesão tem contribuído para o surgimento de novos focos e os adultos geralmente são os responsáveis pela manutenção da circulação.

A décima morte pela enfermidade foi confirmada no último dia 4 de outubro, na cidade de São Paulo. Outros óbitos foram registrados nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. No Ceará, conforme monitoramento da Secretaria de Saúde do estado (Sesa), este ano, foram confirmados quatro casos.

"É de extrema importância a vacinação de trabalhadores da Saúde, sejam de órgãos públicos ou do setor privado. Eles são a população de maior risco de infecção devido à exposição ocupacional", destaca a orientadora da Célula de Imunização (Cemun) da Sesa, Ana Rita Cardoso.

Por Clara Karimai

Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários