não mexer

header ads

Carne de laboratório chegará ao mercado brasileiro em 2024.

Um tipo de carne que é fabricada através de multiplicação celular em laboratório deve começar a ser produzida e comercializada no Brasil em 2024. É quando os 57 centros de pesquisa de empresas e universidades estimam concluir seus estudos e projetos. 

A proteína cultivada em laboratório usa células-tronco de origem animal. Elas são colocadas em biorreatores, que proporcionam condições necessárias para proliferação e segurança biológica contra contaminações. O produto final é extraído via impressora 3D.

Brasil já tem 57 centros de pesquisa apostando na novidade.

Carne produzida em laboratório | Reprodução

Além dos projetos, também há empenho para regulamentar esse mercado no país, explica Raquel Casseli, diretora de engajamento corporativo da organização sem fins lucrativos The Good Food Institute (GFI). "O processo regulatório desse mercado no Brasil vai acompanhar o resto do mundo", afirma Casseli.

A União Europeia tem o mesmo prazo, apesar do processo de aprovação, que precisa de votações políticas, ter chance de ser concluído esse ano.

Já os Estados Unidos aprovaram a fabricação no último dia 17 de novembro. Mas, por e enquanto, apenas um tipo, a de frango. A food tech californiana poderá vender o produto assim que as fábricas passarem por uma inspeção do departamento agropecuário. No entanto, a agro resiste ao produto.

Com informações SBT Notícas


Postar um comentário

0 Comentários