não mexer

header ads

Moradores de Juazeiro do Norte e do Crato enfrentam alagamentos após fortes chuvas.

Na região do Cariri,  Juazeiro do Norte e Crato foram os municípios mais atingidos pela chuva nesta quarta (26). Um dos bairros mais prejudicados é o Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Moradores ficaram ilhados em várias ruas. Na avenida Plácido Aderaldo, num trecho que é conhecido como lagoa da APUC, só com um barco foi possível fazer a travessia. Um morador se arriscou.


Moradores da região do Cariri enfrentaram alagamentos em razão das chuvas. — Foto


“Toda vida que chove só é eu aqui que tenho coragem de vir e salvar alguma coisa por aqui. Até tentei desentupir uma boca de esgoto, mas a água tava com força tão grande que ia arrancando era minha perna. Sempre que chove, é a mesma coisa. Nenhum carro passa”.

 

Sobre a situação em Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura do município informou que acompanha as situações e que os pontos de alagamento são históricos e demandam obras de considerável investimento. E que a solução virá.


No Crato, moradores do Bairro São José também foram prejudicados. 

 

Na rua Padre Frederico, um buraco divide o trecho, por onde a água escorre fortemente. Não foi possível fazer a travessia a pé e nem com veículos. Quem precisava ir trabalhar, teve que faltar ou esperar até a água baixar.

 

“Mais de 5 anos que eu moro aqui e é o mesmo problema, sempre alaga. Já teve gente que tentou passar outras vezes e a água levou a moto”, explicou um morador.


No sítio Romualdo, zona rural do Crato, a água invadiu várias residências. Os habitantes da localidade tiveram que passar a madrugada e a manhã toda limpando as casas. Alimentos e móveis também foram danificados pelas chuvas. Eles afirmaram que uma obra de calçamento que foi finalizada este ano não possuía drenagem para esgotamento da água.

somente com obras de macrodrenagem capazes de alcançar todos os pontos críticos da cidade. Afirmou também que a questão deve ser enfrentada através de um empréstimo que vem sendo buscado. 

O município também está atuando para qualificar, e fortalecer, a rede de drenagem já existente. São mais de 5 mil pontos da rede desobstruídos na gestão, e seguidamente equipes da pasta têm realizado interações mais densas com a rede, ampliando a capacidade de escoamento. E ressaltou que aguarda o volume das águas diminuir para efetivar as verificações rotineiras e inerentes a essas circunstâncias. 

A Secretaria de Infraestrutura do Crato informou que encaminhará uma equipe técnica até a rua Padre Frederico, no bairro São José para identificar o problema e assim poder definir uma solução. E que tem se empenhado em solucionar os transtornos causados pela forte chuva. Equipes da limpeza pública atuam na retirada de entulhos, terra e capitação nos lugares mais afetados. Sobre o sítio Romualdo, uma equipe de engenheiros foi até o local acompanhar a situação e notificar a empresa responsável.

A pavimentação ainda está em período de garantia, e a empresa deverá fazer a recuperação da área danificada. Os serviços serão realizados o mais breve possível para solucionar esta situação.

Previsão 

Sobre as chuvas, a Funceme informou que o Cariri deve seguir com alta possibilidade de chuva até esta quinta-feira (27). E reforça que, para o sul do Estado, as precipitações poderão ser mais expressivas, conforme foi observado entre terça e a manhã de hoje. 

No sul do Ceará, as precipitações previstas devem-se a áreas de instabilidade que estão associadas a um sistema frontal que se desloca pelo oceano Atlântico e colabora para que haja maior presença de umidade em grande parte do Nordeste. Nas demais áreas, as chuvas estão ligadas ao sistema de brisa, a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo.


G1 CE 

Postar um comentário

0 Comentários