não mexer

header ads

Menina Benigna: aniversário de 94 anos da mártir é comemorado faltando dez dias para a beatificação, no Cariri.

O nascimento de Benigna Cardoso da Silva, a Menina Benigna, como é conhecida, é celebrado em 15 outubro. Este ano, a data marca também a contagem regressiva para a beatificação: faltam apenas 10 dias para que o Ceará ganhe a primeira beata reconhecida pelo Vaticano.

Romaria da Menina Benigna em Santana do Cariri em 2018. Foto: Reprodução

A romaria, que começa neste sábado (15), vai seguir até o 25 de outubro. Na abertura oficial será celebrada uma missa às 19h no santuário de Inhumas, em Santana do Cariri. E um bolo vai ser servido aos fiéis.

Em 24 de outubro, dia da morte de Benigna, o principal evento será o único realizado fora de Santana do Cariri. O local escolhido é o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, que abriga a Expocrato. A exceção tem a ver com a multidão que é esperada, cerca de 60 mil pessoas. Os católicos vão poder acompanhar presencialmente, pela primeira vez no Ceará, o rito da beatificação. O cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, vai presidir a missa.

Na madrugada de domingo (16), devotos vão fazer uma caminhada saindo do distrito de Dom Leme com destino ao santuário, um percurso de mais de 20 km. A chegada está prevista para 7h, quando haverá um café da manhã coletivo e uma missa.

História

Se estivesse viva, Benigna estaria completando 94 anos neste fim de semana. Ela morreu aos 13, assassinada a golpes por resistir a um estupro. A menina de temperamento manso e muito religiosa conquistou fama local como heroína da castidade, a quem católicos atribuíam e atribuem a intercessão por milagres alcançados.

Aquela devoção cresceu a ponto de se tornar um processo levado por estudiosos e religiosos do Ceará para o Vaticano. A morte de Benigna foi vista como martírio. E a resposta da Santa Sé foi positiva: será a primeira beata cearense.

Fonte: g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários