não mexer

header ads

Dia Nacional da Saúde Bucal.

A boca exerce um papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração. Mas, você sabia que a boca é a porta de entrada para bactérias e muitos microrganismos que podem gerar outras doenças? Por isso, é importante cuidar da saúde. O Dia Nacional da Saúde Bucal, tem como objetivo alertar e conscientizar a população a respeito da higiene bucal e, assim, prevenir as enfermidades prejudiciais à saúde.

Acervo da Pastoral da Criança

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Então, com o pré-natal bem feito, a gestante tem o direito de receber, na Unidade de Saúde, noções básicas de higiene da boca e orientação sobre a melhor época para receber tratamento dos dentes e gengivas.

A Pastoral da Criança também orienta as gestantes e mães, para que antes do nascimento dos dentes se possa impedir o aparecimento das doenças da gengiva e conhecer os indicadores de risco da cárie.

Dra. Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, dentista e professora do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba.

ENTREVISTA COM: Dra. Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, dentista e professora do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba.

Qual a importância de se ter uma boa saúde bucal?

Nós sabemos que a boca é parte integrante do nosso corpo e por isso ela é tão importante para a nossa vida. Nós usamos a boca para nos alimentar. Nós também usamos a boca para conversar com as pessoas. Uma boca saudável nos dá uma boa aparência e faz com que nós tenhamos uma autoestima mais elevada e também melhores oportunidades de emprego, melhor participação na vida social e em diversos outros momentos.

Por que amamentar o bebê no peito o ajuda na sua saúde bucal?

A amamentação não tem só o papel de nutrir o bebê, de dar alimento para ele. A amamentação também fornece anticorpos que defendem os bebês de tantas doenças e também ajuda na promoção da saúde bucal. A amamentação vai favorecer o desenvolvimento de uma musculatura saudável da boca, da musculatura ao redor da boca e dos lábios fazendo com que haja o melhor posicionamento dos dentes, o melhor fechamento dos lábios e isso vai fazer com que a criança tenha uma respiração melhor, tenha dentes e gengivas mais saudáveis. Assim, vai poder mastigar melhor e ter uma saúde bucal também melhor.

Por que é preciso escovar ou fazer também a higiene da língua?

Nós podemos perceber que a nossa língua parece um tapete. Ela é cheia de pelinhos, que são as papilas linguais. No meio dessas papilas se acumulam restos de alimentos, restos de bactérias. Esse crescente número de bactérias que vai se acumulando pode ocasionar o mau hálito, a gengivite e a doença cárie. Então, é por isso que, além de escovarmos os dentes, é importante que escovemos também a língua.

Que serviços odontológicos são ofertados ao cidadão pelo SUS?

Na Unidade Básica de Saúde, o cidadão vai ter acesso a uma consulta odontológica; vai poder fazer um exame clínico para verificar se tem ou não alguma doença bucal; ele poderá fazer uma limpeza dos dentes, ou como a gente chama, profilaxia; ele poderá fazer remoção de tártaro; poderá fazer restaurações; poderá fazer tratamento da gengiva; verificar se tem alguma lesão que possa indicar se é uma lesão de câncer ou não. E se houver alguma lesão suspeita, ele vai ser encaminhado para um tratamento mais avançado.

Pastoral da Criança

Postar um comentário

0 Comentários