não mexer

header ads

Anatel quer conectividade 5G em escolas públicas até março de 2023.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que um projeto piloto para levar a internet 5G para as escolas públicas seja concluído em março do ano que vem. Está previsto que as primeiras instituições educacionais estejam com conectividade da quinta geração de internet móvel até o final de novembro deste ano.

O projeto deve alcançar 177 escolas públicas em 10 municípios até o final de março de 2023. O programa ainda precisa receber a aprovação do Conselho Diretor da Anatel, que informou que irá deliberar sobre o assunto o mais rápido possível.

Cada uma das cinco regiões do Brasil. Entre eles estão Pau D’Arco, no Pará, Baía da Traição, na Paraíba, Cavalcante, em Goiás, Silva Jardim, no Rio de Janeiro, e Entre Rios, em Santa Catarina.

De acordo com Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, que apresentou nesta segunda-feira (24) o cronograma de implementação do 5G nessas escolas, o objetivo é igualar o nível de conectividade de todas as instituições de ensino da rede pública dos municípios atendidos.

Está previsto que o projeto piloto disponibilize internet 5G nessas localidades pelos próximos três anos e que servirá de referência para conectar as mais de 12 mil escolas sem rede no Brasil. Com isso, será possível cumprir a determinação prevista no edital do 5G, em que houve a reserva de R$ 3 milhões para financiar a internet nas instituições de ensino.

Rede 5G e cidades

Há cerca de duas semanas, a Anatel anunciou a antecipação da limpeza de faixa de frequências de regiões metropolitanas e entorno de cidades grandes com mais de 500 mil habitantes.

Na prática, a medida pode fazer com que o sinal do 5G puro chegue a cidades menores, porém próximas de grandes municípios, antes do cronograma previsto pela agência. Ao todo, quase 500 pequenos municípios podem ser beneficiados, segundo lista da agência.

Fonte: minhaoperadora.com.br

Postar um comentário

0 Comentários