não mexer

header ads

5 estados do nordeste terão segundo turno para escolher governadores: você sabe qual a função de um governador?!.

A radicalização política no país lembra as grandes rivalidades dos times de futebol, porém diferente do que acontece nos jogos, em que um dos times sai vitorioso, os jovens saem perdendo. Diante das fake news (notícias falsas) que conseguem um alcance 70% maior que as notícias verdadeiras (De acordo com o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts), os adolescentes brasileiros têm acesso a informações errôneas sobre a política e a sociedade. E o alcance dessas fake news só cresce.

O Vote Nelas, movimento que apoia mulheres na política, mostra a importância dos jovens na decisão do segundo turno e desmistifica as funções dos governadores e presidentes.

Jovens são os que tem mais dúvida sobre o que faz cada cargo na política e os que mais sofrem com o desemprego no Brasil (Foto: Unplash- Juan Morales)

De posse de um smartphone, e com um título de eleitor, 2,1 milhões de jovens tiraram seus títulos para votar (Um aumento de 51%, de acordo com o TSE - Tribunal Superior Eleitoral), a juventude pode ir às urnas no próximo dia 30 de Outubro de 2022 em que votarão para o cargo de Presidente da República e governador (Caso more em um dos 12 estados em que o governo não foi decidido no primeiro turno). Dos 16 a 18 anos, o voto é facultativo, mas o números de títulos emitidos em 2022 mostra o interesse maior dos jovens em participar.

Com o título em mãos, muitos jovens têm ciência dos candidatos à presidência, mas e os outros cargos?! O que fazem?! E mais do que isso: como o ato de votar pode mudar a vida de milhares de jovens?! Cerca de 3,7 milhões de adolescentes estão desempregados (IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando falamos das mulheres, o número do desemprego agrava ainda mais na totalidade: dos 12 milhões de desempregados no país, 6,5 são mulheres, e 5,4 milhões são homens (de acordo também com o IBGE).

Diante dos discursos de ódio que refletem a radicalização política no Brasil, surgem os movimentos suprapartidários que vão bem além de pregar um posicionamento político limitado em direita, esquerda e/ou centro. Movimentos como o Vote Nelas mostram desde 2018, a importância do combate às fake news na política, dos jovens checarem as fontes das notícias, e terem a ciência de como a política pode interferir, de fato, em suas vidas. A começar na conquista do primeiro emprego e/ou na melhoria da vida em sociedade.


Pensando neste contexto, o coletivo Vote Nelas que busca inserir mais mulheres na política, explica os 2 cargos que você, jovem, vai votar no próximo dia 30 de Outubro de 2022:

 

1.     Presidente e Vice-Presidente da república (Poder Executivo)

O presidente da República exerce a chefia do Poder Executivo da União, representa o Brasil no exterior, e tem o dever de sustentar a independência do Brasil. É dele a função de apresentar um plano de governo com programas prioritários. O emprego entre os jovens é uma dessas questões prioritárias. Veja os programas dos candidatos(a) na esfera de trabalho antes de escolher o (a) candidato. 

2. Governador e Vice-Governador (Poder executivo)

Ainda na esfera do poder executivo, o(a) governador(a) é a autoridade política mais importante do seu estado. É a hora de olhar para o estado em que você mora. Reflita sobre como está a segurança ao andar nas ruas, quantas ofertas de trabalho você tem acesso além da capital do seu estado, quantos amigos seus estão atuando na informalidade, sem carteira assinada, entre outros pontos. Aqui vale refletir que o governador(a) é o responsável pela administração estadual e tem a função de zelar pela qualidade dos serviços públicos. Leia as propostas dos candidatos quanto à educação e como a educação irá ajudar outros jovens, como você, a conseguir o primeiro emprego.

Os 12 estados que terão o segundo turno para a decisão do governo são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, e Sergipe.

Postar um comentário

0 Comentários