não mexer

header ads

Bispo Diocesano divulga exortação sobre às eleições 2022.

O Bispo Diocesano de Crateús e região, divulgou uma nota, também chamada de exortação, sobre às eleições 2022. A nota pode ser entendida como um conselho, uma advertência, um encorajamento ou estímulo. No final ele pede que seja escutado o Papa Francisco: 

Aproxima-se o momento de participarmos de mais uma eleição a nível estadual e federal. Muito barulho pelas ruas, TVs e outros meios de comunicação. Muita "falação" sobre os erros dos adversários e pouco projeto consistente de governo. Diante desse quadro, que é mais complexo do que isto, exorto aos fiéis católicos e outras pessoas de boa vontade a:

1. VOTAR. VOTE! "Ah, não vou votar, como forma de protesto ou porque não confio em nenhum dos que têm possibilidade de vencer as eleições..." para governar o país, o estado (Presidente, Governador, Deputados e Senador). VOTE! Se não você está passando o seu direito de escolha para os outros escolherem por você, aqueles (as) que irão, inclusive, governar para você.

2. VOTE LIVRE, CONSCIENTE! Isso significa que você não deve votar pressionado por ninguém, nem porque alguém pagou para você votar em fulano ou cicrano. Não é uma carreata, um programa de TV que deve decidir meu voto, mas a minha capacidade de observar inteligentemente a realidade que está aí ao meu redor e perceber quem tem uma história de sensibilidade, compromisso com a vida, com os sonhos dos mais pobres e sofredores. E isto não se mostra na hora de campanha eleitoral, mas durante uma vida toda.

3. VOTE RESPONSAVELMENTE! Meu voto não é só para mim nem por meus interesses pessoais ou de meu grupo. Com certeza, há pessoas muito mais necessitadas do que eu e grupos muito mais privilegiados do que o meu. Meu voto e minha escolha é para alguém governar 215 milhões de brasileiros, 09 milhões de cearenses. Então, muita responsabilidade com o voto. Voto não tem preço; tem consequências!

4. RESPEITE A ESCOLHA DA OUTRA PESSOA! Não dê asas à intolerância, ao ódio! Eu posso discordar da escolha da outra pessoa, mas não tenho direito de partir para a ignorância, ofender, agredir. Cada eleitor deve fazer uso de sua liberdade para escolher e a mim cabe respeitar esse direito do outro. Isso se chama Democracia

 5. NÃO BRIGUE POR CAUSA DE CANDIDATOS! ELES NÃO BRIGAM POR VOCÊ! Quantas vezes já vimos adversários em uma eleição se unirem do mesmo lado numa outra eleição!? Ou seja, eles não ficam cultivando ódios, rivalidades depois das eleições. Mas, os que brigaram em família, ambiente de trabalho, comunidade por causa deles permanecem brigados, às vezes, inimigos por toda a vida. Não briguem por candidatos!

6. ESCUTE O PAPA FRANCISCO! Os seguidores de Jesus Cristo, os cristãos, devem buscar o caminho da fraternidade universal, ou seja, de uma política diferente, "a melhor política, aquela que está verdadeiramente a serviço do bem comum (Fratelli Tutti 154).

Postar um comentário

0 Comentários