não mexer

header ads

Sai a primeira pesquisa sobre Lula x Bolsonaro depois do Jornal Nacional.

Primeiro levantamento realizado após as entrevistas ao Jornal Nacional, a nova rodada da pesquisa FSB, divulgada nesta segunda, 29, revela o ex-presidente Lula caindo 2 pontos percentuais, de 45% para 43%, Jair Bolsonaro mantendo os seus 36%, e Ciro Gomes crescendo 3 pontos, indo de 6% para 9%.


Lula e Jair Bolsonaro - Ricardo Stuckert/PT/José Dias/PR


Apesar de mostrar uma estabilização na polarização do quadro entre Lula e Bolsonaro, com 78% do total dos eleitores dizendo que já tomaram sua decisão, o petista testemunhou essa sua pequena oscilação para baixo, enquanto Ciro – nome que está no espectro político da centro-esquerda e tem potencial para tirar votos do petista – conseguiu quase a mesma oscilação para cima.

É importante dizer que os dois – Lula e Ciro – foram os que se saíram melhor na bancada do principal telejornal do país.

Na série histórica realizada pelo Instituto, mesmo oscilando para cima e para baixo em determinados momentos, Lula mantém 43% desde março deste ano. Enquanto isso, no mesmo período – ou seja, nos últimos cinco meses –, Bolsonaro cresceu de 29% para 36%.

O atual presidente da extrema direita, contudo, vê sua rejeição se manter altíssima, com 55% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Lula está 10 pontos percentuais abaixo nesse aspecto, o que é uma excelente notícia, sendo rejeitado por 45% do eleitorado.

Já Ciro Gomes testemunhou sua rejeição cair de 51% para 46% – 5 pontos percentuais –, se aproximando de Lula. Ou seja, o candidato pedetista tem dois excelentes motivos para comemorar. Além do crescimento na pesquisa, a sua rejeição caiu.

Lula mantém a liderança no primeiro e no segundo turno, mas viu essa oscilação para baixo acender o sinal de alerta.

Apesar de manter os mesmos pontos percentuais, o atual presidente viu a resposta para a pergunta “Você diria que aprova ou desaprova a forma como Jair Bolsonaro está governando o Brasil?” melhorar 3 pontos.

São movimentações importantes após a supersemana das eleições, com os candidatos enfrentando Willian Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do JN.

As principais campanhas presidenciais aproveitaram a segunda-feira para avaliar os resultados do primeiro debate entre candidatos ao Palácio do Planalto, realizado na noite de domingo nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo.

VEJA

Postar um comentário

0 Comentários