não mexer

header ads

'Quase entrei em depressão': golpe do empréstimo consignado atinge idosos no Ceará.

"Quando eu descobri que tinham feito um empréstimo no meu nome, fiquei desesperada, chorei muito e quase entrei em depressão". Essa é a forma como Maria Nenê Duarte, de 86 anos, conta sobre o dia em que descobriu que caiu no golpe do empréstimo consignado não solicitado.


O esquema funciona assim: a instituição financeira realiza o pagamento de um valor extra na conta do idoso, que faz saques sem perceber a presença do dinheiro a mais. Depois, começam a ser debitadas as quantias, com juros, do valor emprestado sem o consentimento da vítima.

Dona Nenê recebeu R$ 3 mil e passou mais de um ano pagando as parcelas do empréstimo até perceber que o seu dinheiro estava insuficiente para as despesas, incluindo seus medicamentos.

O caso não é isolado: segundo a Febraban, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia. Especialistas alertam que, para além do impacto financeiro, este tipo de crime pode trazer graves prejuízos para a saúde mental das vítimas.

Saiba como se proteger desse golpe e o que fazer se for vítima dele.

DN

Postar um comentário

0 Comentários