não mexer

header ads

Chega a 100 o número de mortos por causa das chuvas em Pernambuco.

O número de pessoas que morreram em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco, desde a última quarta-feira (23), subiu para 100. A lista com a quantidade de óbitos foi atualizada nesta terça-feira (31) pelo governo pernambucano. As equipes ainda buscam 16 desaparecidos, e, segundo o governo, cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. 

Bairro de Jardim Monteverde, região limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, atingido pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife

CLAUBER CLEBER CAETANO/PR - 30.05.2022


No momento, as buscas se concentram na localização das 16 vítimas, sendo 14 por soterramento em áreas da Vila dos Milagres, Jardim Monteverde, Curado IV e Areeiro; e outras duas pessoas teriam sido levadas pelas enxurradas, uma em Jaboatão Centro e outra em Paratibe (Paulista), todas no Grande Recife.

O governo chegou ao número de mortos após cruzar dados das ocorrências registradas, resgates feitos nas áreas afetadas, perícias no IML e relatos de familiares aos serviços de defesa civil e assistência social.

Áreas atingidas pelas fortes chuvas em Recife

Áreas atingidas pelas fortes chuvas em Recife

CLAUBER CLEBER CAETANO/PR - 30.05.2022

“Estamos levando em consideração, para as buscas, todos os casos em que há algum relato de desaparecido. Há 14 casos confirmados, com nomes já identificados, depoimentos de parentes, e outros dois em que algum morador apontou a ausência ou cujo relato está impreciso, mas que também são objeto de atenção", pontuou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Segundo ele, 436 profissionais, entre bombeiros de Pernambuco e de forças de segurança de outros estados, estão trabalhando nas buscas.

Até o momento, 14 municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

 Uma portaria publicada pela AGU (Advocacia-Geral da União) nesta terça-feira (31) determinou que as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos relacionados às enchentes em Pernambuco e Alagoas sejam tratadas com urgência. O documento foi publicado no DOU (Diário Oficial da União).

Na prática, todos os processos licitatórios que envolvem as chuvas deverão ter conclusão em até 72 horas, e a dispensa ou inexigibilidade de licitação precisam ser respondidas em até 48 horas. Para isso, os gabinetes do consultor-geral da União, do procurador-geral da União e do procurador-geral federal estarão em regime de plantão. A alta prioridade só não prevalece sobre as demandas que tenham relação com o enfrentamento da Covid-19.

 R7 


Postar um comentário

0 Comentários