não mexer

header ads

Jiboia aparece em banheiro de shopping em Maracanaú, na Grande Fortaleza.

Uma cobra jiboia foi flagrada em uma cabine do banheiro masculino de um shopping em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta segunda-feira (11). O animal foi flagrado por frequentadores do local, que gravaram um vídeo mostrando a cobra em um dos aparelhos sanitários (veja o vídeo acima).



O Corpo de Bombeiros informou que atendeu a ocorrência e resgatou o animal, que tem mais de um metro de comprimento. A jiboia foi levada à Floresta da Pacatuba, no município vizinho.

O North Shopping Maracanaú infomrou que tomou conhecimento sobre o caso, e que a equipe de conservação do shopping imediatamente contatou o Corpo de Bombeiros, que fez a remoção do animal, levando para o habitat natural.

Conforme o shopping, não houve danos e nem feridos. O estabelecimento garantiu ainda que equipes seguem adotando todos os padrões de controle sanitário e de segurança, visando a tranquilidade dos colaboradores e clientes. O funcionamento do shopping segue normalmente.

60% dos resgates

Nos últimos dois meses de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 976 cobras em todo o território estadual. Os atendimentos representam 60% dos animais resgatados pela corporação no período. Somente em fevereiro, foram 472 atendimentos do tipo. No mês seguinte, 504 salvamentos.

“Na roça, muitas pessoas não usam bota, luva e, quando limpam o terreno ou pegam em madeira, não olham direito o local”, destaca o tenente-coronel Giuliano Rocha, assessor de comunicação do CBMCE. Ainda, segundo o oficial, “nas cidades, está se tornando comum se encontrar cobra em motor de carro”.

Durante a quadra chuvosa, é maior a incidência desses répteis em áreas urbanas e rurais, devido aos ratos, seu principal alimento. Já no começo do segundo semestre, entre julho e agosto, a grande presença dos animais se deve ao período de reprodução.

No Ceará, conforme levantamento do CBMCE, a maioria das vítimas picadas por cobras é do sexo masculino, com idades entre seis e 70 anos, moradores da zona rural. Os locais de maior perigo são ambientes úmidos ou próximos a cursos de água, com ampla vegetação rasteira.

Ainda, segundo a corporação, a cobra venenosa mais frequente de ser encontrada é a jararaca. Já a espécie cascavel aparece mais em regiões secas, áridas e com muitas pedras. A cobra-coral é mais urbana e fica onde há muito lixo, mas prefere o local subterrâneo. 

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários