não mexer

header ads

Conta de energia no Ceará terá duas mudanças de valor em abril.

O mês de abril será bastante movimentado no setor energético. Os consumidores cearenses terão, em um curto intervalo, duas mudanças significativas na conta de energia: a volta da bandeira verde e o reajuste anual da Enel Ceará.

A partir do dia 16 de deste mês, sai de cena a bandeira tarifária de escassez hídrica, criada pelo Governo Federal no ano passado para suprir a demanda energética no contexto de escassez hídrica. 

O retorno da bandeira verde, a mais barata do sistema, foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, na semana passada. Isso deve gerar uma redução em torno de 20% em relação aos meses em que vigorou a bandeira mais cara. 

Na prática, contudo, trata-se apenas de um retorno à normalidade, ou seja, o fim de uma taxa extra que estava sendo cobrada. A bandeira verde deve vigorar até o fim do ano. No entanto, o alívio desta queda na tarifa vai durar apenas alguns dias. Já em 22 de abril, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve anunciar os valores do reajuste anual da Enel Ceará. Conforme especialistas, a previsão é de um aumento de 10% a 15%, alta superior à assinalada em 2021. 

16/4 - Volta da bandeira verde. Redução prevista de 20% 

22/4 - Reajuste anual da Enel. Aumento previsto de 10% a 15%.

Postar um comentário

0 Comentários