não mexer

header ads

Mobilização Nacional de Apoio ao PL 2564/2020 (PISO SALARIAL) em Potengi,CE dia 08 de março.

Técnicos de enfermagens, auxiliares e enfermeiros das cidades de Araripe e Potengi já se preparam para realizarem mais um ato de mobilização neste dia 08 de março, terça-feira “Dia Internacional da Mulher” a partir das 8hs na Praça José Alves Batista em Potengi.

Na mobilização que não só acontece na mesma data 08 de março em Potengi reúnem também profissionais da saúde em outros municípios do Cariri Oriental todos pela cobraça de um piso nacional através do PL 2564, ainda segundo informações dos organizadores algumas cidades terão alguns serviços paralisados.

Através da organização, Rita de Cassia Alencar afirmou a realização deste ato e reforçou em covocação para que todos profissionais da saúde lutem pelos seus direitos. A luta é sobre o piso nacional da categoria, nessa mobilização essa luta é de todos, vamos pressionar “Lira” para que ele paute o PL 2564, o piso nacional da enfermagem”. Disse.

Em contato com a Diretora da Região do Cariri do Sindsaúde, Juscileide Rodrigues, informou ao site “Potengi Na Internet” que haverá também mobilização em Juazeiro do Norte e que vai reunir a participação de vários profissionais da saúde que também vai acontecer na mesma data e horário na Praça do Giradouro em frente ao HRC-Hospital Regional do Cariri e que contará com a classe de enfermagem de Barbalha, Missão Velha, aproveitou para convidar também profissionas que trabalham no Hospital São Vicente, Santo Antonio e funcionários das clinicas para comparecerem a favor do teto salarial do piso da enfermagem.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL.

ENTENDA  MAIS SOBRE A PROPOSTA:

O Projeto de Lei 2564/20, do Senado, institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.498/86, que trata do exercício da enfermagem.

Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

“A fixação do piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem é um reparo imprescindível a ser feito”, disse o autor da proposta, senador Fabiano Contarato (PT-ES). Segundo ele, no Espírito Santo, a remuneração média dos enfermeiros é inferior a dois salários mínimos (R$ 2.424, em valores de 2022).

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), são mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos no Brasil nos quatro segmentos da enfermagem, sendo 642 mil enfermeiros, 1,5 milhão de técnicos, 440 mil auxiliares e 440 parteiras. A entidade alerta que o profissional pode ter registro em mais de um segmento.

TRAMITAÇÃO

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

(Site; Potengi Na Internet)

Postar um comentário

0 Comentários