não mexer

header ads

Defesa Civil aponta impactos das enchentes em Várzea Alegre.

Os trabalhos de avaliação dos impactos causados pela chuva de sábado (12) continuam, segundo informações da Defesa Civil de Várzea Alegre. A chuva intensa causou o rompimento de barragens e pequenos açudes, as águas acabaram sendo recebidas pelo açude Caraíbas, o maior reservatório da região. O volume das águas ultrapassou o limite do sangradouro provocando a inundação, as localidades mais atingidas foram os distritos de Naraniú e Canindezinho.

A Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – registrou 70mm de chuva em Alegre, durante o sábado. Porém, há registros em pluviômetros particulares, de chuvas superiores a 200mm na região de Canindezinho. O distrito foi o mais afetado pela enchente, segundo o levantamento da Defesa Civil do município 54 famílias estão desalojadas.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse nesta manhã de segunda (14), que diminuição das chuvas durante o domingo possibilitou avaliar a situação das estradas,dos açudes e barragens destruídas, residências que foram inundadas e as perdas das plantações.

O governo municipal realizou distribuição de cestas básicas para as famílias atingidas, com o auxílio da Secretaria de Assistência Social e outros órgãos governamentais. O prefeito também anunciou parceria com a iniciativa privada, onde será feita uma campanha para arrecadação de alimentos e outros produtos de uso pessoal. Para essa campanha, segundo Zé Helder, será formado um comitê para gerenciamento das doações.

Além disso, Zé Helder informou que a Secretaria de Infraestrutura realiza reforço do sangradouro de um açude na comunidade de Várzea de Dentro, em Canindezinho. O reforço é uma tentativa de evitar que novas inundações aconteçam no distrito.

Badalo

Postar um comentário

0 Comentários