não mexer

header ads

Jovem grava momento em que conta ao pai agricultor que passou em medicina.

O vídeo de um jovem morador da cidade de Caculé, município de 23 mil habitantes no sudoeste da Bahia, indo à roça avisar ao pai agricultor que foi aprovado no vestibular de medicina emocionou internautas em todo o Brasil.

Estudante grava momento em que conta ao pai agricultor que passou em medicina

Sandro Lucio Nascimento, 20, foi aprovado na última quarta-feira (23) no curso de medicina do campus Vitória da Conquista da Universidade Federal da Bahia. Ele ocupou a sexta posição de sete vagas.

Nas imagens, é possível ver o rapaz correndo por um matagal até encontrar o pai, João Batista da Rocha, 53, e outros dois trabalhadores capinando a terra. O homem ouve que o filho foi aprovado para medicina e reage com um "você merece", antes que os dois se abracem e caiam no choro. Por fim, o agricultor solta um "Deus é muito bom" e se põe a voltar ao trabalho com uma enxada.

Sandro lembra que o pai dele, que é analfabeto e trabalha como agricultor, sempre incentivou que ele buscasse nos estudos uma forma de melhorar de vida. O jovem decidiu ser médico ainda quando era adolescente e cuidava da avó, que tinha problemas de saúde.

"Ela tinha diabetes, hipertensão, então eu aplicava a insulina nela e fui tomando gosto por aquele trabalho. Daí eu falei 'o que eu quero é medicina'", lembra em conversa com o UOL.

Tentativas e persistência

Sandro tentou entrar no curso de medicina nos anos de 2018 e 2019, mas não obteve nota suficiente para a aprovação. Em 2020, com medo de não ter uma formação acadêmica, escolheu fazer ciências biológicas e ingressou no campus de Vitória da Conquista UFBA, a 240 quilômetros da cidade onde nasceu.

Com a pandemia, o jovem precisou estudar de casa e intensificou a busca pela vaga em medicina. "Eu dividia a parte do meu tempo entre estudar para a faculdade [de ciências biológicas] e para o Enem. Eu estudava assistindo a videoaulas na internet. Minha professora do ensino médio me deu os módulos de cursinho que a filha dela usava. Eu estudava por esses módulos e por exercícios", recorda.

A aprovação no curso sonhado foi concretizada após quatro anos de estudos, três anos depois da avó que o inspirou a seguir a profissão morrer.

Repercussão

O vídeo do momento em que Sandro conta ao pai sobre a sua aprovação foi gravado por um parente e compartilhado por muitas pessoas nas redes.

A reação do homem, que no momento da notícia trabalhava na plantação de um colega a mais de 5 km de casa, surpreendeu o filho.

Não esperava que ele reagisse assim porque ele é uma pessoa bem forte. Acho que ele sempre acreditou em mim. Ele pensava que seria pouco possível conseguir passar em medicina, um curso concorrido para a gente que é de origem humilde, mas com essa questão de governo, de bolsas de faculdades públicas, isso facilita a vida do estudante.

Sandro Lucio Nascimento, estudante

A repercussão que o vídeo, publicado em um grupo da família, gerou nas redes também assustou Lúcio. Em poucas horas, ele ganhou mais de 9 mil seguidores.

"Foi um vendaval. Do nada, comecei a ganhar seguidores e ver o pessoal comentando. Era um vídeo que tinha sido postado no grupo da família, para minha tia", disse.

Sandro deve estudar pelo menos seis anos na universidade antes de se formar e buscar uma especialização. No momento, ele pensa em ser oncologista.

"Eu também tenho muita vontade de continuar o trabalho com a pesquisa científica, nessa questão de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, de novos remédios", conta.

A estada dele na cidade de Vitória da Conquista será viabilizada por um projeto da prefeitura de Caculé, que tem uma república para estudantes na cidade universitária.

Quando se formar, o jovem pensa em voltar para o município no qual nasceu e ajudar moradores da região

UOL 

Postar um comentário

0 Comentários