não mexer

header ads

Céu avermelhado no Nordeste é reflexo de cinzas de vulcão submarino; entenda o fenômeno.

Nos últimos dias, alguns municípios do Ceará, incluindo Juazeiro do Norte, registraram a presença de uma coloração avermelhada no céu. O fenômeno tem relação com as cinzas do vulcão submarino de Tonga, no Oceano Pacífico.


Nesta terça-feira (8), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que a alteração na cor do céu é resultado das cinzas do vulcão Tonga, que entrou em erupção no dia 15 de janeiro.

Ainda de acordo com a Funceme, esse fenômeno óptico acontece pela circulação atmosférica global, os ventos, que deslocam as cinzas nos altos níveis atmosféricos, que no momento estão passando na região Nordeste do Brasil. O cenário também foi visto em estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Explicando o fenômeno

De acordo com a Funceme, a luz solar entra em contato com o material, que pode ser gasoso ou sólido, e acaba sofrendo um efeito de espalhamento. No início ou no final do dia, quando a posição do sol está no horizonte, os raios solares atravessam as partículas que estão na atmosfera, causando maior absorção da luz azul do que da luz vermelha. 

Por Yanne Vieira

Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários