não mexer

header ads

Relíquias da Beata Menina Benigna serão distribuídas durante programação da romaria em sua homenagem.

A 18ª edição da romaria em homenagem à Menina Benigna teve início na sexta-feira (15) e vai até o próximo domingo (24), em Santana do Cariri (a 596 km de Fortaleza). Com o tema “Com Benigna em romaria: rumo à graça da beatificação”, o evento relembra o martírio da jovem que foi vítima de feminicídio aos 13 anos.

As relíquias que serão distribuídas são pedaços de tecido que tiveram contato com os restos mortais de Benigna e se classificam como relíquias de terceiro grau. A Igreja Católica permite o feito por se tratar de uma lembrança que remete à uma vida de santidade e serviço a Deus. A entrega foi feita a todos que estiverem presentes na Paróquia Senhora Sant’Ana nesta quinta (21). Na ocasião, também foi lacrado o relicário oficial que será usado na cerimônia de beatificação.

Autorizada pelo Papa Francisco em 2019, a beatificação estava prevista para acontecer em outubro do ano passado, mas em decorrência da pandemia foi adiada. Em entrevista a uma rádio local, o padre José Vicente, administrador da Diocese do Crato, revelou que três datas são cogitadas para a realização da cerimônia. Datas essas que se referem ao nascimento (15/10), batismo (21/10) e martírio (24/10) da Menina Benigna.

“Com toda segurança, em 2021 não será possível. Acreditamos que nosso pedido será acatado pela Santa Sé e em outubro do ano que vem poderemos contar com essa celebração, que vai declarar beata a Menina Benigna”, afirma José Vicente.

Benigna Cardoso da Silva é considerada referência de castidade após ter sido assassinada por se recusar a ter relações sexuais com um homem que a interceptou no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri, onde morava. Os moradores da região são devotos da Menina e contam com sua intercessão, embora ela ainda não tenha sido canonizada.

No dia 22 de setembro, a Diocese do Crato se reuniu com o Governo Municipal para dar os primeiros passos na construção do Museu de Benigna. A ideia é que o museu componha o ciclo turístico do romeiro que visita o município através da futura Beata.

Postar um comentário

0 Comentários