não mexer

header ads

14º salário para aposentados deve ser votado semana que vem.

O projeto de lei que prevê o pagamento do 14º salário para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em caráter excepcional até 2023, recebeu parecer favorável do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.

O projeto de lei recebeu parecer favorável do relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deputados favoráveis à proposta defendem que o abono é necessário para cobrir os gastos de fim de ano dos segurados da Previdência Social, já que em 2020 e 2021 houve antecipação do 13º em razão da pandemia de Covid-19.

O projeto foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Casa no dia 23 de setembro. Na Comissão de Finanças, o texto recebeu uma emenda saneadora que determina que a implementação da lei "fica condicionada à existência de dotação orçamentária prévia suficiente para a cobertura das despesas".

No seu relatório, Mitidieri argumentou que os segurados do INSS "infelizmente são pessoas que, em sua maioria, já não têm capacidade laboral para poder recompor seu sustento por meio de trabalho e que veem sua capacidade de consumo ser reduzida todos os meses pela chegada da inflação".

"Nesse contexto, o presente Projeto de Lei visa exatamente proporcionar um benefício temporário para esse grupo tão fragilizado da população", justificou.

De acordo com informações do IG, para facilitar a aprovação, parlamentares devem levar o texto direto ao plenário da Casa para votação, evitando as demais comissões. A votação deve acontecer na próxima semana. 

O 13º foi adiantado por conta da pandemia, e agora o Legislativo estuda conceder um ou dois salários mínimos, dependendo do caso, no fim deste ano. 

Pompeo de Mattos disse que muitas pessoas receberam o auxílio emergencial, mas os aposentados não tiveram ajuda extra na pandemia. 

Caso seja aprovado, a ideia é que o salário seja pago em dezembro de 2021 ou janeiro de 2022.

Com informações do IG e Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários