não mexer

header ads

Viametro Cariri anuncia interrupção do transporte coletivo municipal em Juazeiro do Norte.

A Viametro Cariri, empresa de ônibus que opera rotas urbanas na Região Metropolitana do Cariri, anunciou que deve suspender a circulação de coletivos municipais em Juazeiro do Norte. A empresa informou nesta quinta-feira (29), a interrupção gradual de cerca de cinco rotas que circulam atualmente dentro do município juazeirense a partir deste sábado (31), mas afirmou que as rotas intermunicipais entre Juazeiro, Crato, Barbalha e Missão Velha permanecem funcionando normalmente.

A empresa foi selecionada durante a licitação municipal dos transportes públicos de Juazeiro e circula desde março de 2016, sendo que vinha recentemente negociando junto a gestão do atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), solucionar problemas ocasionados por descaso de gestões passadas e pela pandemia do novo coronavírus, tais como a redução de funcionários e a necessidade de aumento no valor das passagens, que custando R$ 2,45 a inteira e R$ 1,20 a meia, estão sem reajuste desde 2019.

A Viametro havia acordado com a prefeitura, após apresentar a pauta em sessão na Câmara Municipal, para que fossem dispostos subsídios por parte do município ou do governo estadual a fim de que continuasse operando. O governador Camilo Santana (PT), inclusive, já havia sinalizado positivamente ao chefe do executivo juazeirense este subsídio.

No entanto, em nota divulgada pela empresa, esta informou que “apesar de todas as garantias contratuais assinadas pela administração pública, o que se viu no decorrer dos anos foi um descaso por parte da prefeitura municipal no cumprimento das suas obrigações, como a aplicação dos ajustes tarifários previstos a ocorrerem anualmente e a fiscalização aos transportes alternativos, sendo estes proibidos de operar concorrencialmente com os ônibus”.

A Viametro informou que, durante a pandemia de Covid-19, houveram diversos agravamentos no setor, como a redução em 60% na quantidade de passageiros pagantes, aumento no preço dos insumos e combustíveis, bem como a necessidade de desligamento de funcionários, o que tem viabilizado o que chamaram de “colapso financeiro” do sistema da empresa.

Conforme disseram no documento, a partir deste sábado (31), inicia-se a redução gradual na operação das linhas municipais, até que sejam cessadas totalmente. A primeira delas será a linha “02 – Centro/Tiradentes”, pois segundo a Viametro, a linha possui atendimento por transporte alternativo, o que é proibido por lei. A empresa ainda aconselha a todos os usuários do transporte público a não adquirirem créditos eletrônicos futuros para estas rotas, bem como utilizarem estes créditos em passagens no sistema intermunicipal de ônibus.

“Tomamos algumas medidas na tentativa de solucionar o problema. Notificamos a prefeitura por quatro vezes, ingressamos no Ministério Público de Juazeiro do Norte com denúncia de não cumprimento da lei, ajuizamos ação para que fossem apuradas as responsabilidades dos gestores municipais pelo não cumprimento de cláusulas do contrato de concessão. Essa é a nossa parte de cobrar respeito e dignidade de quem investe e gera emprego”, disse a empresa em nota.

A Autoviação Metropolitana (Viametro), opera rotas intermunicipais no Cariri desde 2008, estando presente nas rotas municipais de Juazeiro do Norte desde 2016. Na cidade, operaram um total de dez rotas, conectando o núcleo central da ciadade a diversos bairros como Novo Juazeiro, Aeroporto, Tiradentes, Antônio Vieira, São José, Brejo Seco, Frei Damião, Parque São Geraldo, João Cabral, Betelândia e mais três linhas universitárias com destino a instituições de ensino públicas e particulares nos bairros Lagoa Seca, Planalto e Cidade Universitária. Das cinco rotas que atualmente circulam, após redução devido a pandemia, operam as linhas “01 – Centro/Novo Juazeiro”, “02 – Centro/Tiradentes”, “04 – Centro/São José”, “05 – Frei Damião/São Geraldo” e “06 – Aeroporto/Antônio Vieira via Centro”.

Nota na íntegra

Foto: Amós Mattos

Fonte: Portal Badalo/ Por George Wilson

Postar um comentário

0 Comentários