não mexer

header ads

Universal terá que indenizar fiel por constrangimento.

juiz Daniel Luiz Maia Santos, da comarca de São Carlos, determinou que a Igreja Universal terá que indenizar em R$ 10 mil a (ex) fiel Adrielli Fernanda da Silva, por constrangimento e danos morais.

Durante culto, mulher foi cercada por obreiros que desconfiavam que ela estivesse gravando a celebração.

A Igreja pretende recorrer da decisão | Reprodução

A igreja afirmou ao colunista Ricardo Feltrin, do UOL, que vai recorrer (leia a íntegra da nota da igreja ao final do texto).

Adrielli tentou se explicar novamente, mas acabou ficando nervosa e caiu em prantos.

SENTENÇA

Na sentença, o juiz Daniel Santos concordou que é lícito às igrejas vetarem o uso de celulares durante o culto, mas considerou que a demandante comprovou com testemunhas que houve duplo constrangimento na atitude dos obreiros da Universal: quando "cercaram" a fiel, impedindo-a de comungar sua fé, e quando novamente um deles (Beatriz) a abordou agressivamente ao final do culto.

O juiz também se incomodou pelo fato de ter solicitado as gravações das câmeras dentro da igreja no dia e horário em que a fiel relata o ocorrido, e que a igreja não as entregou alegando não ter arquivos ou backup das imagens.

Se incomodou mais ainda também porque convocou a obreira "Beatriz" para que se manifestasse no tribunal e ela não apareceu. " Autora (da ação) foi ferida em sua dignidade", sentenciou o juiz. Adrielli afirmou que não frequentará mais a Igreja Universal.

OUTRO LADO

Procurada pela coluna, a Unicom, setor responsável pela Comunicação da Igreja Universal, enviou a seguinte nota:

"Todos os templos religiosos têm normas de conduta para os frequentadores, que estão amparadas na liberdade litúrgica assegurada pela Constituição Federal.

Assim, em uma sinagoga os homens usam o quipá, deve-se entrar descalço em uma mesquita, algumas comunidades católicas mais tradicionais estimulam que as mulheres cubram a cabeça com véu e praticamente todas as religiões solicitam o uso de roupas discretas. Mas além da liturgia que deve ser observada em um local sagrado, como um templo, inúmeras instituições proíbem o uso de celular, tanto para falar, quanto para registrar imagens, como, por exemplo, bancos, tribunais, teatros e museus.

Os templos da Igreja Universal do Reino de Deus estão sinalizados com avisos sobre a proibição do uso de celulares, como uma forma de reverência e de respeito ao culto e aos demais presentes. A  norma é obrigatória e vale para todos os frequentadores, em todos os templos da Universal.

A Universal já recorreu da decisão judicial, com a certeza de que será revertida. Solicitamos que estes esclarecimentos sejam publicados na íntegra. UNIcom — Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal”.

Com informações do UOL


Postar um comentário

0 Comentários