não mexer

header ads

Dom Gilberto Pastana que era bispo de Crato é o novo Arcebispo de São Luís, no Maranhão.

O santareno dom Gilberto Pastana tomou posse neste domingo (18) como Arcebispo Metropolitano de São Luís, no Maranhão. A Missa de Acolhida foi celebrada no Parque João Paulo II, no Aterro do Bacanga, às 18h, apenas para convidados do clero. Os fiéis puderam acompanhar a celebração de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Papa Francisco havia aceitado a renúncia do Arcebispo anterior, Dom José Belisário, no dia 2 de junho.

Religioso já esteve à frente da Diocese de Imperatriz, interior do Maranhão, e era bispo de Crato, no Ceará, antes de assumir cargo na capital maranhense | Arquidiocese de São Luís

Antes da celebração, dom Gilberto saiu da casa episcopal e foi até a Catedral da Sé, no Centro da capital maranhense, onde dom José Belisário, Arcebispo que renunciou ao cargo devido à idade, realizou o rito de posse. Em seguida, o religioso paraense seguiu em carro aberto pelas ruas do centro histórico até o parque onde foi montada a estrutura da missa de acolhida.

Dom Pastana, que anteriormente estava à frente da Diocese de Crato, no Ceará, tem familiaridade com o povo e cultura do Maranhão, pois já foi bispo da Diocese de Imperatriz no período de 2005 a 2016.

“É o Senhor quem nos envia! Ele, portanto, que vai nos capacitando diante das circunstâncias e necessidades. A preparação é permanente e constante. A Arquidiocese é uma porção do povo de Deus que nos é confiada, então acreditamos que nossa ação é sempre conduzida pela força do Espírito Santo. Cabe-nos, portanto, nos abrirmos à ação do Espírito para discernir nos acontecimentos e sinais dos tempos àquilo que é a vontade de Deus. Depois, a Arquidiocese já possui um plano de pastoral, e em princípio, cabe-nos acolher esse plano e caminhar com o povo, com os organismos de participação e irmos ao longo da execução, avaliando e complementando de acordo com a necessidade”, avaliou dom Gilberto. 

TRAJETÓRIA

Dom Gilberto Pastana de Oliveira nasceu em 29 de julho de 1956, no povoado de Boim, distrito de Santarém, localizado na margem esquerda do Rio Tapajós, a 90 quilômetros da sede do município.

Concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR) de Belém (1978-1983). Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (1990-1992).

Em 27 de julho de 1985 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Santarém, onde ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua em Mojuí dos Campos-PA; reitor do Seminário Menor São Pio X; coordenador Diocesano de Pastoral; pároco de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima em Santarém e vigário geral. Também foi vice-reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar de Belém, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Belém e assessor para o Laicato da Regional Norte 2 da CNBB.

Em 3 de agosto de 2005 foi nomeado bispo de Imperatriz, recebendo a ordenação episcopal no dia 28 de outubro seguinte. Em 18 de maio de 2016 foi nomeado bispo coadjutor do Crato, tornando-se ordinário no dia 28 de dezembro seguinte.

Com informações da Arquidiocese de São Luís e do Vatican News.

Postar um comentário

0 Comentários