não mexer

header ads

Confira lista com as principais dúvidas sobre alistamento militar 2021 .

Se você é homem e vai completar 18 anos em 2021, é necessário ficar atento para as inscrições do serviço militar, que vão até o dia 30 de junho. Por causa da pandemia da Covid-19, a orientação é que os jovens façam o cadastro online. Confira uma lista com as principais dúvidas sobre o alistamento. 

Homens que completam 18 anos em 2021 devem ficar atentos às inscrições.

Reprodução

 Quem precisa se alistar em 2021? 

Homens brasileiros que completam 18 anos em 2021. 

Como ser dispensado do serviço militar 2021? 

Quando o jovem é arrimo de família (único responsável pelo sustento), ele é dispensado. Porém, precisa apresentar um requerimento pedindo a dispensa e levar até uma Junta de Serviço Militar os documentos que comprovem sua condição. São eles: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que achar necessárias.

A dispensa também pode acontecer por excesso de contingente, ou seja, quando sua região tem uma quantidade de alistados bem maior do que as vagas para servir o quartel. Jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência também podem conseguir a dispensa. 

No caso de Portadores de Necessidades Especiais, a pessoa precisará entregar um requerimento solicitando a isenção do serviço, um atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças). Se o jovem tiver incapacidade absoluta, o documento poderá ser apresentado por um tutor. 

Quem faz 18 anos em 2021 se alista quando? 

As inscrições foram abertas em janeiro, e a data final para o cadastro é 30 de junho.

O que precisa para se alistar no Exército em 2021? 

Para fazer o cadastro, é preciso que o jovem apresente alguns documentos. São eles: CPF (Certidão de Pessoa Física), Carteira de Identidade e comprovante de endereço com CEP. Além disso, ele também precisará apresentar um endereço de email e um telefone.

Como se alistar online em 2021? 

É preciso acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O governo busca evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus. Preferencialmente, os jovens devem fazer o cadastro apenas online. 

Aqueles que não têm acesso à internet devem ir presencialmente à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua casa.

Como saber se fui convocado para o Exército em 2021? 

Após preencher o formulário, o jovem deve acompanhar os próximos passos sobre sua situação no mesmo site (https://www.alistamento.eb.mil.br/). O acesso é sempre feito com o número do CPF e a senha criada pela pessoa.

O processo de seleção para as Forças Armadas vai de 1º de julho até 28 de outubro. Durante o período, serão feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos. Se aprovado, a prestação de serviço será de 12 meses. Porém, o prazo pode ser reduzido por dois meses ou estendido por mais seis meses. 

Se dispensado, o candidato vai receber o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) e vai concordar em apresentar-se caso seja preciso.

Com informações do portal UOL


Postar um comentário

0 Comentários