não mexer

header ads

Ceará receberá sexta remessa de vacinas contra Covid-19.

O Ceará deve receber hoje (24/02) a sexta remessa de vacinas contra a Covid-19. Ontem, 23, dois milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford produzidas pelo Instituto Serum chegaram ao Brasil. O Estado deve receber 72.500 doses do imunizante. É o segundo lote das vacinas desenvolvidas em parceria com a Fiocruz encaminhado ao Ceará. O estado já recebeu quatro remessas da CoronaVac.

Além das vacinas, Camilo Santana tratou com o ministro Pazuelo a habilitação de mais leitos (Foto: Tatiana Fortes).

O imunizante chegou em São Paulo no início da manhã. Depois de passar pelos trâmites alfandegários, foi enviado ao Rio de Janeiro em um voo solidário da Latam. Ao longo dessa terça, as vacinas passaram por conferência de temperatura e integridade da carga. Elas receberam etiquetas com informações em português e amostras foram encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

Em publicação nas redes sociais na tarde de ontem, o govenador Camilo Santana (PT) informou que os lotes seriam enviados aos estados "nas próximas horas". Ele explicou que após a chegada das vacinas em solo cearense, as doses seguirão a mesma logística de distribuição adotada em lotes anteriores, e serão enviadas para os 184 municípios para dar continuidade à campanha de vacinação. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília

"São dois milhões de doses que chegaram hoje ao Rio de Janeiro e estão sendo validadas pela Fiocruz", informou Camilo. Ainda segundo o governador, a previsão é que até o final da semana, mais doses da CoronaVac cheguem ao Ceará.

O Ceará já recebeu 449.900 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Destas, 430.506 foram distribuídas e 19.394 doses foram para reserva estratégica. Ao todo são 377.400 doses da CoronaVac, do laboratório Sinovac em parceria com o Butantan, que chegaram ao Estado por meio de quatro remessas. Outras 72.500 doses foram da vacina da Astrazeneca/Oxford.

Dez municípios cearenses já aplicaram todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis para a segunda dose de imunização. Sete deles são localizados na Região Norte: Camocim, Groaíras, Ipueiras, Meruoca, Pacujá, Pires Ferreira e Santa Quitéria. Além deles, também finalizaram a aplicação das vacinas recebidas para a segunda dose Ererê e Potiretama, no Litoral Leste, e Pedra Branca, no Sertão Central. A aplicação das remessas enviadas para a primeira dose já foi concluída em 89 municípios.

No Ceará, 318.726 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas. Foram 264.251 aplicações da primeira dose (D1). Pouco mais de um mês após o início da imunização no Estado, 54.475 pessoas já receberam a segunda dose (D2). Os resultados parciais do Monitoramento da Campanha de Vacinação Covid-19 no Ceará foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) ontem, com dados atualizados até as 12 horas.

Em Fortaleza, foram aplicadas 112.362 imunizantes para a primeira dose e 19.059 da segunda dose. Considerando os imunizantes disponíveis para a Capital, 93,62% da D1 e 28,22% da D2 foram aplicados.

O agendamento em drives-thrus e em salas de imunização dos Cucas segue suspenso desde a última sexta-feira, 19. A imunização com a D1 será retomada com a chegada dos novos imunizantes. Enquanto isso, a aplicação da D2 da CoronaVac segue em idosos institucionalizados e em profissionais de saúde que receberam há 28 dias a D1 da vacina chinesa.

Com informações portal O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários