não mexer

header ads

Deputado cearense apresenta projeto para acabar com uso obrigatório de máscaras no Brasil.

O Projeto de Lei 5412/20 acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção como medida de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. O texto foi apresentado pelo deputado Heitor Freire (PSL-CE) à Câmara dos Deputados. Como o projeto ainda vai tramitar na Câmara, o uso obrigatório segue vigente.

Deputado diz que intuito é preservar liberdades individuais e combater "postura acomodada" do Poder Público.


Leia também | Falta de luz pode ter estragado 112 vacinas contra covid-19 em São Paulo

A proposta exclui a previsão da Lei 13.979/20, que determina a utilização de máscaras em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos.

Heitor Freire afirma que, com a medida, pretende preservar as liberdades individuais e estimular o voluntarismo e o direito do cidadão de fazer suas próprias escolhas.

Leia também | Profissionais da Saúde na Caucaia serão vacinados em mutirão neste fim de semana

Ele acrescenta que a Constituição deixa claro que a obrigação de promover a saúde da população é um dever do Estado, cabendo a ele promover políticas nesse setor, inclusive no que diz respeito ao fornecimento de máscaras de proteção.

Leia também | Carnaval no Ceará: Governo deve anunciar mais medidas restritivas nos próximos dias

“A revogação busca combater a postura acomodada e tirana estatal de obrigar a população e os setores produtivos ao poder de ‘cumpra-se’”, justifica Freire. “Repassar ao cidadão o dever do uso de máscaras ou estabelecer que a iniciativa privada tenha de fornecê-las a seus funcionários é o caminho cômodo, que visa também propagar a indústria da multa.”


AGÊNCIA CÂMARA

Postar um comentário

0 Comentários