não mexer

header ads

Botijão a R$ 200 não dá! Aprenda como economizar gás de cozinha de uma vez por todas

gás é importante para a feitura das refeições diárias. É preciso otimizar o seu uso de a forma a fazer com que ele dure o máximo de tempo possível. Com isso, pode-se fazer economia e seguir o orçamento financeiro familiar sem imprevistos.

Além disso, é preciso realizar uma escolha consciente na hora de escolher a revendedora de gás mais responsável e profissional de sua cidade a fim de garantir segurança para você e sua família. Deve-se ainda prezar por um produto que seja de qualidade para não prejudicar a vida útil de seu fogão.

Ficou interessado e que saber mais sobre como economizar no gás de cozinha? Então, continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você!

Cuide das bocas do fogão

É muito importante cuidar das bocas do fogão para que elas funcionem corretamente ao ligar o fogo. Para isso, limpe-as sempre após o uso do eletrodoméstico, assim, evitando o acúmulo de sujeira e de gordura.

Com esse cuidado, evita-se o entupimento do bico por onde o gás sai. Tal entupimento pode provocar o vazamento de gás, o que é um risco para a sua segurança e a de sua família, além de ser um gasto desnecessário que refletirá no seu orçamento mensal de gás, seja ele encanado ou em botijão. 

Mude a forma de cozinhar o feijão

O feijão é um alimento que faz parte da dieta de todo brasileiro, não é mesmo? Com isso em mente, observe a forma como você o cozinha para reduzir o gasto de gás.

Em vez de cozinhá-lo na panela com tampa, o que demora muito tempo, a melhor opção é fazê-lo na panela de pressão. Dessa maneira, pode-se reduzir o seu tempo de preparo, além de reduzir o uso do gás de cozinha.

Mantenha o forno fechado

Ao abrir o forno quando ele está funcionando, ocorre um choque térmico, uma vez que o ar de fora, que está em temperatura ambiente, entra em contato com a temperatura quente de dentro do forno. Com isso, perde-se tempo de cozimento, uma vez que o forno terá um gasto maior para retornar a temperatura ideal para assar devidamente o alimento.

Desse modo, ao utilizar o forno para fazer alimentos assados, como batatas, frango, lombo de porco, legumes etc., faça o máximo de esforço possível para não o abrir durante o período de cozimento. Manter o forno fechado apropriadamente faz com que o gasto de gás seja utilizado de forma correta. Assim, evitando o desperdício desnecessário.

Feche as panelas

A panela com a tampa fechada cozinha o alimento muito mais rápido do que quando ela fica totalmente aberta. Com isso, o gás fica ligado durante menos tempo, sendo, portanto, uma ótima opção para quem quer economizar nesse tipo de gasto durante o mês.

Outra dica é apostar no uso de panelas menores, uma vez que elas demoram menos tempo para esquentar o alimento. Desse modo, a refeição ficará pronta mais rapidamente, o que auxilia na redução da utilização do gás.

Caso seja necessário utilizar uma panela grande para, por exemplo, quando os familiares ou os amigos forem em sua casa no fim de semana para uma confraternização especial, uma opção para fazer menos uso do gás é esquentando água a parte em uma outra panela de tamanho médio. Assim, à medida que a água esquenta, coloque-a na panela grande aos poucos para ajudar no cozimento dos alimentos com mais agilidade e eficiência.

Evite a passagem de vento pelas janelas e portas

Ao cozinhar, deixe a porta que liga a cozinha a outro cômodo fechada. Faça o mesmo com as janelas, porém, não precisa fechá-las completamente, deixe ela semiaberta para que haja a circulação adequada do ar.

Essas medidas são necessárias para evitar que se tenha uma forte corrente de ar pelo ambiente, o que pode reduzir a eficiência das chamas do fogão ao esquentar as panelas, uma vez que elas se apagarão ou não funcionarão apropriadamente. Com isso, há o desperdício do gás, atrapalhando, portanto, no orçamento de quem quer economizar nesse departamento ao longo do mês.

Corte bem os alimentos

Os alimentos cortados em tamanhos maiores demoram mais tempo para cozinhar por completo. Dessa maneira, esse tipo de cozimento gasta mais gás. Para contornar esse problema, uma solução é cortar os alimentos, como cenoura, batata inglesa, batata doce, inhame, aipim etc., em tamanhos menores.

Com isso, pode-se otimizar o tempo do cozimento, tendo em vista que ele ficará pronto em uma velocidade maior. Ou seja, gasta-se menos gás ao mesmo tempo em que você ficará menos tempo na cozinha preparando a refeição. Assim, você só tem a ganhar ao implementar essa estratégia nos preparos culinários da rotina do dia a dia.

Cozinhe poucas vezes

Uma ótima dica para quem quer saber como economizar no gás da cozinha, é cozinhar menos vezes durante o mês. Uma forma de fazer esse objetivo possível é criando um planejamento de refeições que serão consumidas durante a semana.

Para isso, faça o preparo e o cozimento dos alimentos, como arroz, feijão, legumes, entre outros, e congele-os. O ideal é organizá-los de acordo com o que será consumido no dia a dia. Assim, é só descer os alimentos do freezer para a geladeira e, em seguida, esquentar de acordo com a sua preferência (no micro-ondas, no forno elétrico, ou de forma rápida no fogão por meio de panelas pequenas).

Com informações de O DIA

Postar um comentário

0 Comentários