Cid Gomes diz que corte de recursos já está comprometendo funcionamento de instituições federais

O senador Cid Gomes participou, na última sexta-feira (30/05), de audiência pública da Assembleia Legislativa do Ceará que debateu os cortes de recursos para universidades e institutos federais de todo o País. A realização do debate foi resultado de solicitação do presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Queiroz Filho, e contou com a participação do presidente da Assembleia, José Sarto, de parlamentares estaduais e federais, além de reitores das universidades cearenses e do Instituto Federal do Ceará.

Cid Gomes lembrou que o percentual de cortes chega a 30% dos valores repassados para custeio e investimento das instituições, o que já está inviabilizando o funcionamento. “Isso compromete já agora o funcionamento das universidades, por isso é importante que a gente se mobilize”, afirmou.

O Senador reforçou a importância de continuar a mobilização, não só nos parlamentos, mas com toda a população, especialmente na comunidade escolar. “Não é cortando da educação que a gente vai conseguir resolver os problemas do presente e com certeza vamos comprometer o futuro. Estamos tratando de gerações, a maioria filhos de trabalhadores, que estão tendo a oportunidade de frequentar uma universidade”, ressaltou.

Cid voltou a defendeu o orçamento impositivo, que faça uma previsão de receita mais condizente com a realidade e defina as despesas que deverão obrigatoriamente ser cumpridas. “O orçamento impositivo evitará que esses contingenciamentos sejam feitos por meio de decreto presidencial, como foi feito agora com os recursos da educação”, finalizou.

Fonte: Blog do Roberto Moreira
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: