FOTO - BLOG DO WILRISMAR |
Uma operação realizada nos últimos três dias por policiais da 4ª Cia. do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), sediada em Juazeiro do Norte, desencadeada na Região dos Inhamuns, apreendeu 7 armas de fogo, muita munição, gaiolas, pássaros silvestres, (passarinhos e papagaios) e prendeu várias pessoas. A Operação foi realizada nos municípios de Parambu, Arneiroz, Tauá e Quiterianópolis.
Primeiro dia
Logo no primeiro dia de operação, na sexta-feira (18), na Fazenda Castelo, próximo a Vila Joaquim Moreira, na Zona Rural de Tauá, um homem foi preso, acusado de posse ilegal de arma de fogo e criatório ilegal de aves silvestres. Se tratava do agricultor José Alves Filho, 60 anos, residente no citado local. Na casa os policiais encontram duas espingardas calibre 12, sendo que uma é registrada, porém o registro estava vencido. Também foram apreendidas 23 munições e dois canários da terra. O agricultor foi conduzido a Delegacia onde pagou fiança no valor de dois salários mínimos e vai responder em liberdade.
Segundo dia
No sábado (19), os policiais apreenderam em um comércio da Rua Manuel Alexandre, no centro da cidade de Parambu, vasta munição de diversos calibres, e uma ave silvestre, um papagaio. O dono do estabelicimento, Raimundo Lucas da Silva, 63 anos, conhecido por Raimundo Paneleiro, foi preso em flagrante e vai responder por infração aos artigos 334 e 280 do CPB, e ainda aos artigos 29 da Lei dos crimes ambientais, e artigo 17 do Estatuto do Desarmamento. No estabelecimento também foram apreendidos medicamentos e cigarros contrabandeados do Paraguai. Com relação a munição, foram apreendidas 21 unidades calibre 28, 37 unidades calibre 38, 93 unidades calibre 22, 17 unidades calibre 12 e 19 unidades calibre 20, além de pólvora, chumbos e espoletas. Também foram apreendidos apitos do tipo chamariz.
Terceiro dia
No domingo (20), os policiais foram até a região da Serra das Moças, na Zona Rural de Parambu, onde no Sítio Floresta, prenderam uma pessoa acusada de porte ilegal de arma de fogo. Se tratava do agricultor Eurico Lopes de Souza, 71 anos, que resistiu a prisão e investiu contra os policiais fazendo uso de uma roçadeira e ainda tentou sacar um revólver que carregava na cintura, mas os policias agiram de forma rápida e conseguiram desarmá-lo. O mesmo foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá, e vai responder por porte ilegal de arma de fogo e por resistência a prisão.
Ainda em Parambu um homem identificado por Antônio Batista Meneses de Almeida, 49 anos, foi detido na localidade de Serra dos Batistas de posse de uma ave silvestre (um papagaio) e vai responder por crime ambiental. O mesmo pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado.
Tauá
Em Tauá os policiais do BPMA receberam denúncias sobre o criatório ilegal de aves silvestres em dois pontos da cidade, na Avenida Chermont Alves de Oliveira e Bairro José Ózimo. Em uma churrascaria da Avenida Chermont, os policiais encontraram dois papagaios e vários outros pássaros. O dono do comércio identificado por Gonçalo Marcelino de Oliveira, 63 anos, ainda tentou subornar os policiais oferecendo a quantia de R$ 1.000 reais, mas acabou preso e conduzido a Delegacia para a realização dos procedimentos. No local foram apreendidos 04 galos da campina, 01 pintassilgo, 01 (uma) graúna e 02 papagaios.
A outra apreensão de pássaros aconteceu no Bairro José Ózimo, onde foram encontradas diversas gaiolas com um total de 28 pássaros silvestres. O dono da casa identificado por Francisco Ladislau, 32 anos, também foi conduzido à Delegacia para a realização do flagrante, um TCO, mas acabou ficando detido pois constava em desfavor do mesmo um mandado de prisão em aberto. Uma consulta será feita ao Fórum e caso a restrição tenha sido cumprida, ele será liberado.
A operação que só será finalizada na terça-feira (22), está sendo coordenada pelo Subtenente Yrtonny Alencar, com a participação dos policiais: Sargento Feitosa, Sargento Arquimedes e Sd. André.
Reportagem Lindon Jonhson
0 Comentários