não mexer

header ads

50 pessoas são assassinadas no Ceará durante a Semana Santa

50 pessoas são assassinadas durante o feriado da Semana Santa (Foto: Ilustrativa)
Cinquenta pessoas foram mortas durante o feriado da Semana Santa no Ceará, no período compreendido entre as 18h do dia 24 de março às 6h do dia 28 de março. Conforme balanço divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve um aumento nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões à bala seguidas de morte. No ano passado foram registrados 48 CVLIs.

Para o delegado Fernando Menezes, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, a elevação de 4% se deve aos delitos que fogem do controle das autoridades. "A questão da criminalidade é cíclica. Apesar do desenvolvimento de ações específicas, alguns delitos, como briga entre irmãos que termina em homicídio, fogem do nosso controle. Sabemos que em feriados como esse há uma maior ingestão de bebida alcoólica, que pode terminar em prática delitiva", disse.

Fortaleza

Das 50 mortes, 13 aconteceram em Fortaleza, 14 na Região Metropolitana, 11 no Interior Norte e 12 no Interior Sul. Se comparados a igual período de 2015 e 2016, na capital cearense houve uma diminuição de 31% dos Crimes Violentos Letais Intencionais. Enquanto em 2015, o total foi de 19 homicídios, neste ano, o número foi de 13, com destaque para o domingo (27), com o registro de seis destas mortes. Segundo Menezes, a questão preventiva relacionada à Segurança Pública foi alcançada, mas há um intenso trabalho pela frente visando reduzir o número de homicídios.

O número de armas apreendidas e de flagrantes também foi menor. Em 2015, foram apreendidas 51 armas em todo o Estado. Já em 2016, o total foi de 35. Sobre os autos de prisão, a SSPDS divulgou que no período de 2015 foram 326, enquanto neste ano a contagem totalizou 267.

Abordagens

Durante a coletiva, a Pasta também apresentou números referentes às ações do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Corpo de Bombeiros Militar. A soma de veículos abordados nas rodovias estaduais e as prevenções por parte dos bombeiros aumentaram em todo o Estado.

Em 2015, foram 14.048 veículos abordados e 2.778 prevenções. Já neste ano, o número subiu para 18.005, enquanto o Corpo de Bombeiros chegou a 7.145 prevenções.

Fonte: Diário do Nordeste.

Postar um comentário

0 Comentários