não mexer

header ads

Campanha Sábado da Faxina é lançada com sucesso em Assaré

A proliferação de doenças que o mosquito aedes aegypti  vem espalhando, não somente no Ceará e nem no Brasil, e sim, no Mundo inteiro, causa preocupações às comunidades humanas, aos governantes e a Organização Mundial de Saúde - OMS.

No entanto, a reprodução deste mosquito, conhecido por “mosquito da dengue”, deve, necessariamente, ser combatido a partir de cada lar. 

Há muitos anos que as autoridades em saúde reclamam da população pela falta de atenção quanto ao combate deste mosquito danoso a saúde das pessoas. No início, ele transmitia somente a dengue, que já é uma grande doença, principalmente quando ela é hemorrágica. A dengue já produziu milhares de mortes e aqueles que conseguem vencê-la, permanecem com a saúde debilitada por muitos anos.

Com o passar do tempo, o aedes aegypti mostrou outra das suas facetas: é o transmissor da chikjungunya e da zika. São doenças de efeitos devastadores. A zika, por exemplo, causa a microcefalia nas crianças em fase de gestação.

“Em resumo: o mosquito da dengue não mais deveria existir se todos nós fizéssemos a nossa obrigação para destruí-lo, com os seguintes cuidados: não deixar água parada descoberta em baldes, tambores, caixas d’água ou qualquer outro tipo de vasilhas. No quintal não deixar nada que acumule água da chuva, até mesmo as pequenas tampas de garrafas ou de frascos”, advertiu o secretário de Saúde Dr.Emilson Alcântara, aqui de Assaré ao falar com a imprensa.

O certo mesmo é dizer que o problema com o mosquito da dengue é muito grave. É desesperador.

Na noite de ontem a Secretaria de Saúde de Assaré, juntando as ações locais às do Governo do Estado, lançou oficialmente a campanha de combate a este inseto, no auditório da Câmara Municipal.

 A campanha recebe o nome de “Sábado da Faxina”. O nome já está dizendo: os donos e donas de casa devem separar uma hora do sábado para fazer uma verdadeira varredura na sua casa, fiscalizando os seus recipientes com água, se estão cobertos para passar a semana. Verificar o quintal, a laje da casa, os muros e até os terrenos baldios nas proximidades.

Ao lançamento da campanha na noite passada na Câmara Municipal, estiveram presentes, o prefeito Samuel Freire, a primeira-dama Lourdes Maria, o vereador Zé de Letícia e o pessoal da saúde capitaneado pelo novo secretário Dr. Emilson Alcântara. Além do secretário, foram palestrantes as doutoras Tanani Braga e Aline Andrade.


O prefeito Samuel se pronunciou para efetivar a participação de todas as demais secretarias nesta missão. “Quero o envolvimento de todas as pastas nesta mobilização. Haveremos de vencer este mosquito com uma verdadeira guerra”, assegurou o prefeito. 

DETALHE:

Prefeito de Assaré Samuel Freire participou de encontros.

Durante este mês de janeiro, o prefeito Samuel Freire, participou de importantes momentos que marcam a sua vontade de está em constante luta em favor do seu Município.

 Na sexta-feira (22) estava presente à reunião em que a região do Cariri recebeu o Plano de ação de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti.

O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. A solenidade, que foi liderada pelo governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Marcelo Castro teve como local o Centro de Convenções do Cariri.

 A iniciativa integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, em que a gestão de Assaré fará a sua parte com dedicação, assim disse Samuel Freire ao governador Camilo Santana. “Governador eu estou muito preocupado e assim já determinei que as ações de combate a este inseto sejam tema de destaque e trabalho em todas as secretarias do Município”, disse Samuel.


Em Assaré as ações entrarão em vigor nesta segunda-feira (1º) a partir de uma reunião de apresentações das ações de combate a dengue, marcada para as 18h30min na Câmara Municipal, com a enfermeira Aline Andrade coordenadora de vigilância em saúde. 

( Amaury Alencar)

Postar um comentário

0 Comentários