O ministro das Comunicações, André Figueiredo, confirmou em entrevista ao Valor Econômico que o desligamento do sinal analógico de TV, previsto para abril em Brasília, passará para outubro deste ano, apesar de já ter dado início à campanha de divulgação voltada para a população das cidades sobre o início da transmissão exclusiva em sinal digital.
As dificuldades surgidas na primeira experiência de migração do sinal analógico para digital em Rio Verde (GO), levaram o governo a repensar todo o cronograma do desligamento ("swith-off", no jargão do setor) nas capitais. Segundo o ministro, a portaria com as mudanças já estava pronta para ser assinada na última sexta-feira, com publicação oficial programada para segunda-feira (25).
A mudança nas datas de desligamento do sinal analógico também afeta as capitais São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro. Essas cidades concluiriam a digitalização do sistema ainda este ano, o que ficou para 2017. "Na prática, o nosso grande piloto vai ser Brasília. Rio Verde serviu para vermos alguns pontos importantes da migração, mas lá só tinha uma geradora e outra em Jataí, que também ajudou. Brasília já tem uma situação diferente. Todas as geradoras estão aqui", disse Figueiredo.
OUTRAS CAPITAIS
Também estão previstos ajustes nas datas de desligamento do sistema analógico programado para o próximo ano. Entre as capitais que integram este conjunto de cidades estão Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife e Vitória.
(Cearánews7)
0 Comentários