Carambola possui toxina que pode matar; diz especialista!

A Carambola é o fruto que cresce na árvore caramboleira, cujo nome científico é Averrhoa carambola.  Ela é originária da Índia, sendo muito conhecida na China. A árvore possui belas flores brancas e púrpuras, mas por trás de tanta beleza se esconde um perigo que pode ser mortal.

A Câmara de Vereadores da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, aprovou por unanimidade um projeto de lei que obriga estabelecimentos como lanchonetes, bares, restaurantes, hospitais e repartições públicas a fixarem cartazes alertando para o risco do consumo da carambola e do suco da fruta.
De acordo com os especialistas, a carambola possui uma toxina que pode matar portadores de insuficiência renal. A nova lei também estabelece aos donos de estabelecimentos comerciais que evitem a venda da fruta a pessoas que tenham complicações renais. 
A carambola tem uma neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto para o sangue e se o paciente for portador de insuficiência renal, ele deve procurar imediatamente um médico, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise. Ainda segundo os especialistas, os diabéticos também correm sérios riscos se consumirem o fruto e que 99% da população desconhece os danos causados pela carambola.
Sociedade Brasileira de nefrologia informou que o rim de quem tem insuficiência renal não consegue eliminar a toxina, que se acumula no sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador de insuficiência renal ingerir a carambola, pode ter convulsões e entrar em coma com risco de óbito. Para remover a toxina, é feita uma hemodiálise de urgência.
Com informações loucosporartes.com
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: