Águas do São Francisco devem chegar ao Ceará em agosto, diz ministro

O Ceará deve receber água da transposição do Rio São Francisco em agosto, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. A pasta informou nesta terça-feira (8) que o consórcio Ferreira Guedes assuma conclusão do Eixo Norte. As informações foram dadas pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, em reunião com representantes do Ministério Público do estado da Paraíba.

A ordem de serviço assinada nesta terça autoriza o início do trabalho na obra desde junho de 2016. A previsão inicial é de que o empreendimento fosse concluído em 2012.

Segundo o Ministério, mais de 1.200 profissionais estarão em campo nas próximas semanas para garantir que as águas cheguem ao Ceará até o mês de agosto. Para acelerar o cronograma, várias frentes de serviço vão atuar simultaneamente, em períodos 24 horas.

"Hoje, já temos cerca de 250 trabalhadores mobilizados no local. A construtora começará pelos pontos de obras mais complexos do trecho: a terceira estação de bombeamento (EBI-3) e o túnel Milagres. A EBI-3 é a maior estação elevatória de toda a Integração do São Francisco. São 90 metros de altura. É o equivalente a elevar o volume de água de uma piscina olímpica - a cada segundo - à altura de um prédio de 30 andares. Nossa expectativa é de acionar essa estrutura até o mês de junho", afirmou o ministro Pádua Andrade.

G1
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: