» » Jovem com suspeita de meningite em Potengi

A Secretaria de Saúde de Potengi através da secretária, Saionara, e do médico Dr.Carlos Eduardo Martins, estão atentos a suspeita de um caso isolado de "menigite" no município. A jovem de nome ,Yngrid , de apenas 11 anos encontra-se internada desde o último dia 05 no HRC do Cariri realizando o tratamento da doença e aguardando o resultado do exame para confirmar o diagnóstico.
Ainda segundo as informações devido a suspeita de menigite, através da Secretária de Saúde e da família da jovem esta sendo realizando a profilaxia nas pessoas que tiveram contato com a jovem em carácter preventivo. Com informações do médico o mesmo descarta a possibilidade de um surto da doença no município. "Mais vamos ter cuidado nas prevenções, isto é importante."Diz.

O alerta também deve ficar na responsabilidade dos pais para se as crianças sentirem alguns dos sintomas a orientação é deixa-las em casa e procurar com a maior brevidade possível o apoio médico. Em Potengi é o primeiro caso na região, mesmo se comprovado, trata-se de um caso isolado. O Ceará este ano teve dois casos confirmados da doença uma no município de Marco e outra em Iguatu.


A meningite é considerada uma doença endêmica transmissível, isto é, que é peculiar ao nosso país, que faz parte da nossa característica local. Sendo assim, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, ocorrendo surtos e epidemias ocasionais, não sendo o caso de Potengi. O mais comum é a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e as virais no verão. 
CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA:

Veja dicas de como tratar e evitar a meningite
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro.

Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas e, se não tratada com rapidez, pode matar ou deixar sequelas graves.

A principal vítima da doença são os bebês e crianças pequenas, segundo a infectologista Renata Succi, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

- Meningites bacterianas tradicionalmente são doenças que acometem as crianças e adultos jovens nos meses de inverno, porque as pessoas ficam reclusas em ambientes fechados e as meningites são de transmissão respiratória, e um contamina o outro. A meningite viral também é praticamente uma doença da infância, mas que atinge também os idosos por causa da imunidade enfraquecida. 


Por Ivanildo Souza.
www.potenginainternet.com

As matérias aqui assinadas por nós são de nossa responsabilidade. Você que é parceiro de outros sites, quer reproduzir este conteúdo? Fique a vontade, mais antes dê crédito citando a fonte  do autor ou link. Obrigado.

Colaboração: Fonte. (Universidade Federal de São Paulo)

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!