A Fifa confirmou nesta quarta (11), em reunião extraordinária do Conselho da entidade, as sedes das Copas do Mundo de 2030 e de 2034.
Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034: Espanha, Portugal e Marrocos para 2030; Arábia Saudita será sede em 2034.
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) | FIFA.com |
A Copa de 2030 terá Espanha, Portugal e Marrocos como países sede, mas três partidas serão realizadas na América do Sul em celebração ao centenário da competição. Argentina, Uruguai e Paraguai receberão uma partida cada um, enquanto o restante do torneio ocorrerá na Península Ibérica e em solo marroquino. O Mundial de seleções foi realizado pela primeira vez em território uruguaio, em 1930.
2026, 2030 3 2034 já possuem sedes |FIFA.com |
Com isso, o torneio vai ocorrer
em seis países de três continentes diferentes. As duas nações europeias e a
africana se uniram em candidatura conjunta, que foi a única apresentada de
maneira oficial para organizar o torneio completo. Enquanto isso, a partida de
abertura terá como palco o Estádio Centenário, em Montevidéu, que sediou a
primeira final da história.
Já a Arábia Saudita receberá a Copa de 2034. A realização do torneio "caiu no colo" do país do Oriente Médio, já que a Fifa definiu que as candidaturas para a edição teriam de vir da Oceania ou Ásia. O projeto saudita ganhou amplo apoio entre os asiáticos, em movimento semelhante ao que houve com o Qatar para 2022, e foi o único oficializado. A Arábia Saudita promete realizar a maior edição da história em um único país.
Copa de 2026 já começa a bater na porta |FIFA.com |
As três candidaturas foram
aprovadas por aclamação. Todos os representantes dos países-membros do Conselho
da Fifa votaram aplaudindo durante o congresso, sem a formalidade de votação.
As propostas de Espanha/Portugal/Marrocos e a da Arábia Saudita receberam nota 4,2 de 5, segundo avaliação da Fifa. Já a candidatura dos países sul-americanos para sediar os jogos de comemoração ao centenário foi avaliada em 3,6.
Quem vai? Compra logo tua passagem. |FIFA.com |
Fonte:Folhapress
0 Comentários