não mexer

header ads

Potengi será Palco da terceira edição do Dia do Músico.

O município de Potengi se prepara para a terceira edição do Dia do Músico, será uma data especial para homenagear todos os profissionais e amantes da música. Neste evento artístico o público poderá apreciar as apresentações para todos os gostos que será realizado em praça Pública. O Dia do Músico é comemorado dia 22 de novembro no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.

Segundo os organizadores Professor Erivan Lucena, o músico Caju Alves e o Escritor e Palestrante, Antônio Adilton, idealizadores e organizadores, o evento de comemoração em homenagem ao Dia do Músico de Potengi espera reunir dezenas de artistas locais e amigos da região que irão proporcionar uma noite repleta de talento e muita diversidade cultural promovendo um espaço de valorização e reconhecimento dos artistas da terra.

As inscrições estão abertas para todos os interessados não só locais, mas também, de outras cidades vizinhas. Será uma oportunidade para que os artistas mostrem o seu valor ao público. Ainda segundo os organizadores os mesmos informam quem desejar apoiar o evento entrem sm contato com a organização pelos números (88) 9.8181-58-51 (Caju) – (88)9. 9345-4006 (Adilton) – (88)9. 9258-7297 (Erivan).

Por: Radialista/Ivanildo souza.

Origem do Dia do Músico (Dia de Santa Cecília)

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.

Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.

O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos foram condenados à morte.

Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus.

Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.

A Mitologia Grega e a Música

De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs.

Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e desta união nasceram 9 entidades, que foram chamadas "Musas". Aliás, a origem da palavra música vem daí.

Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a musa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.

Euterpe, geralmente, é representada com uma coroa de flores à cabeça e uma flauta entre as mãos.

 

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp: (88) 9.8141-8834.


Postar um comentário

0 Comentários