Com o objetivo de promover as boas práticas e permitir trocas de experiências, o curso do Programa de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) capacita cerca de 100 agentes públicos.
O treinamento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), teve início nesta terça-feira (18), e seguirá até a próxima quinta-feira (20). O curso está sendo realizado no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Fortaleza.
Compuseram a mesa o
delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez; o secretário executivo de Ações
Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; o coordenador-geral de
Articulação Institucional, Bernardo Mota; a gerente do Projeto Recupera, Ana
Cristina Braga de Sousa; o promotor do Ministério Público do Ceará (MPCE),
Flávio Bezerra; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Anthony
Sthefanny Nunes; o delegado da Polícia Federal, Carlos Jocélio, representando o
superintendente da PF, José Antônio Simões; e o diretor jurídico do
Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE), Marcos Macedo,
representando o superintendente do Detran,
Michel Mourão Matos.
Dando abertura ao encontro, após a entonação do hino nacional brasileiro e do Ceará realizado pelo Coral dos Fazendários, o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, explanou sobre a asfixia financeira como estratégia central no enfrentamento ao crime organizado. “Esse curso é extremamente importante para todos aqueles que trabalham com o sistema de justiça e segurança pública, pois traz esse olhar da recuperação de ativos, da busca patrimonial e da identificação do patrimônio que está afetado pelo crime organizado. Além de trazer o conhecimento de combate à lavagem de dinheiro, recuperação de ativos e da asfixia financeira promovendo a descapitalização de grupos criminosos”, disse o delegado-geral sobre a importância do curso.
O coordenador-geral de
Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação
Internacional (DRCI) do MJSP, Bernardo Mota e a gerente do Projeto Recupera,
Ana Cristina Braga de Sousa falaram sobre o Programa Nacional de Capacitação e
Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) e sobre o
objetivo de capacitar agentes públicos de todo o Brasil.
A diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PCCE, Ivana Marques, ressaltou sobre o curso. “É com muita honra que a Polícia Civil do Ceará está sediando o curso de Capacitação e Treinamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). É importante que o evento esteja ocorrendo aqui, no Ceará, que foi um dos estados que participou da criação da Rede Recupera. Nós estivemos junto ao MJSP, e é uma Rede que visa fomentar recuperação de ativos em todos os estados da federação. Aqui estão vários participantes que fazem parte da Recuperação de Ativos tanto no âmbito estadual, como federal, e está tendo a oportunidade de mostrar o trabalho que a Polícia Civil do Estado do Ceará vem realizando em relação a Recuperação e Gestão de Ativos e também, debater, sobre outros temas inovadores para que possamos avançar e trilhar novos caminhos na asfixia financeira e combate às organizações criminosas” disse.
O curso trará com abordagem os
temas: Investigação Financeira e Recuperação de Ativos; Investigação Financeira
Paralela; Recuperação de Ativos na Visão da Polícia Federal e Operação Limpa
Pátio; Gestão de Ativos; Casos Práticos de Recuperação de Ativos entre outros
temas.
0 Comentários